VATICANO

Últimos papas escolhidos no 4° escrutínio tiveram fins incomuns

O novo Bispo de Roma também foi escolhido nesta situação

Vaticano
VaticanoCréditos: Filippo MONTEFORTE / AFP
Escrito en GLOBAL el

O novo papa escolhido no Conclave 2025 foi eleito no quarto escrutínio, informa o Vatican News. Contudo, dois dos últimos pontífices eleitos com esta condição tiveram seu pontificado encerrado de maneira incomum: João Paulo I e Bento XVI.

João Paulo I, eleito em 1978 após quatro rodadas de votação, faleceu apenas 33 dias após assumir o trono de Pedro. Sua morte repentina, oficialmente atribuída a um infarto, alimentou teorias e especulações até hoje não totalmente dissipadas.

Mais de três décadas depois, o então cardeal Joseph Ratzinger foi eleito papa Bento XVI também no quarto escrutínio, em 2005. Em 2013, ele surpreendeu o mundo ao renunciar ao cargo, a primeira renúncia papal em quase seis séculos. A decisão, segundo o próprio Bento, foi motivada pela idade avançada e pela perda de vigor físico e mental necessários para o ministério.

A coincidência entre o número de escrutínios e o desfecho incomum de ambos os pontificados chama a atenção de vaticanistas e fiéis. O atual papa, Francisco, foi eleito no quinto escrutínio.

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar