TENSÃO

Lula viaja à Rússia sob ameaça de Zelensky a líderes estrangeiros

O presidente Lula participará do Dia da Vitória a convite de Putin; Zelensky afirmou que não há garantias de segurança para líderes estrangeiros em território russo

Créditos: Reprodução/Youtube
Escrito en GLOBAL el

Enquanto o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se prepara para a viagem rumo a Moscou na próxima quinta-feira (8), a convite do presidente russo Vladimir Putin em comemoração aos 80 anos do Dia da Vitória, o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky afirmou que o país não pode “garantir a segurança de líderes estrangeiros em território russo, e que qualquer incidente seria responsabilidade do Kremlin”.

A fala de Zelensky ocorreu durante uma entrevista à TV em dezembro de 2023, mas a informação foi divulgada novamente pela Interfax Ucrânia neste domingo (3). “Nossa posição é muito simples para todos os países que pretendem viajar à Rússia no dia 9 de maio: não podemos ser responsabilizados pelo que acontecer no território da Federação Russa. Eles são responsáveis pela sua segurança. Nós não forneceremos nenhuma garantia, porque não sabemos o que a Rússia pode fazer nessas datas”, afirmou Zelensky a jornalistas.

Destaca-se que Putin, nesta quinta-feira (1), já havia acusado Zelensky de preparar ataques contra a Rússia.

Essa será a primeira visita de Lula à Rússia desde o início do seu terceiro mandato, e essa viagem ocorre em meio a um contexto de tensão global – desde a guerra da Ucrânia completando 3 anos sem solução à vista até a guerra comercial entre Estados Unidos (EUA) e China, que se instalou de vez este ano por meio do tarifaço do presidente dos EUA, Donald Trump.

A diplomacia brasileira tem se tornado um ator importante no que diz respeito à mediação de conflitos modernos e promoção da paz – e o Brasil tem sido cada vez mais alvo de disputas internacionais do bloco europeu e estadunidense. Nesse contexto geopolítico e diplomático, a participação de Lula é vista como uma oportunidade de reforçar o compromisso do país com o diálogo e a estabilidade do mundo.

O que é o Dia da Vitória

O Dia da Vitória comemora a rendição da Alemanha nazista, ocorrida em 9 de maio de 1945. Neste ano, completam-se 80 anos desse momento histórico, e a Rússia prepara um desfile militar.

Putin chegou a dizer recentemente que o feriado é a data mais importante e popular da Rússia: “Parabéns pelo Dia da Vitória – nosso feriado sagrado mais importante, genuinamente popular!”, afirmou durante o desfile do ano passado, realizado na Praça Vermelha.

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar