MEGATERREMOTO

Megaterremoto pode acontecer nas Américas e na Ásia, alertam cientistas

Especialistas alertam para risco iminente de megaterremotos em zonas de alta atividade sísmica

Créditos: Wikimedia Commons
Escrito en GLOBAL el

É esperado que um megaterremoto aconteça neste ano na América do Norte, do Sul e na Ásia, de acordo com divulgação de cientistas nesta terça-feira (13). Entre os principais países no “grupo de risco” do desastre, estão Estados Unidos, Japão e Chile.

O Brasil, por estar em uma posição “privilegiada” no que diz respeito à formação de placas tectônicas, deve sentir menos os efeitos, mas especialistas não descartam a hipótese. A maior falha geológica do país se concentra no Rio Grande do Norte, próximo à cidade de João Câmara e apelidada de “A Falha de Samambaia". Outras cidades do país, como Cruzeiro do Sul (AC), Sete Lagoas (MG), Curitiba (PR) e Miranda (MS) também se localizam próximas às falhas geológicas.

De acordo com os cálculos do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), há 70% de chance de um terremoto de escala 7 ou superior atingir regiões populosas, como San Diego e Los Angeles. O Chile costuma ter fenômenos do tipo a cada 10 anos por estar na junção de três placas tectônicas (Nazca, Sul-Americana e Antártica), e é esperado que este seja um deles.

O que é um terremoto

Terremotos são tremores no chão, causados pelo movimento das placas tectônicas que compõem a crosta terrestre. Quando essas placas se movem e liberam energia acumulada, essa energia se espalha em forma de ondas sísmicas, fazendo o solo tremer. Os terremotos podem ser fracos, quase imperceptíveis, ou fortes, causando grandes danos e até tsunamis. Eles geralmente ocorrem em regiões onde as placas tectônicas se encontram.

Veja quais foram os maiores terremotos do Brasil em 2025:

  • Fronteira Brasil-Peru, na divisa com o Acre: 5,6 de magnitude, em 11 de março
  • Poconé (MT): 4,4 de magnitude, em 1º de março
  • Parauapebas (PA): 4,3 de magnitude, em 3 de abril
  • Itajobi (SP): 3,4 de magnitude, em 16 de abril
  • Felixlândia (MG): 3,3 de magnitude, em 9 de janeiro

*Dados do Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP)

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar
Carregar mais