Os ministros dos países integrantes do BRICS preparam publicação com uma declaração conjunta e final do grupo para este ano, nesta quarta-feira (30). O documento será chancelado pelos chefes de Estado e governo na Cúpula de Líderes já em julho.
Nas reuniões ocorridas nos últimos dias, foram diversos os representantes governamentais de diversas nações a serem recebidos no Brasil pelo ministro Mauro Vieira, tais como os ministros da Rússia, Sergey Lavrov; da Indonésia, Sugiono; da Tailândia, Maris Sangiampogsa; Uganda, Abubakher Jeje Odongo, e Etiópia, Gedion Timothewos.
Entenda
A Cúpula de Líderes do BRICS ocorre em julho deste ano, nos dias 6 e 7, e é uma reunião anual dos chefes de Estado dos países membros do BRICS. Em geral, nestas reuniões discutem-se temas comuns ao desenvolvimento dos países, cooperação econômica, política global e muito mais.
O BRICS teve início com os países-membros Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Hoje, já conta com 10 países-membros plenos. O Brasil assumiu o posto de presidência do grupo no começo do ano, e as reuniões têm ocorrido no Rio de Janeiro. É importante frisar que o grupo não é um bloco econômico.