Nesta segunda-feira (28), diversos países da Europa sofrem com instabilidade energética. Relatos de falhas energéticas generalizados foram registrados em Portugal, Espanha, Alemanha, Itália, França, Áustria, Países Baixos, Suécia e Grécia.
Em Portugal, autoridades relataram que se trata de um apagão generalizado. A autoridade nacional de cibersegurança do país já foi notificada e deve investigar o caso. Não há causa esclarecida para a queda de eletricidade.
Te podría interesar
O site Sapo informa que há mobilização de tropas no país para possível necessidade de contenção da ordem pública.
“Terá sido, aparentemente, um problema na rede de transporte, cuja razão ainda está a ser identificada, aparentemente, em Espanha”, disse à Agência Lusa o ministro da Presidência de Portugal, António Leitão Amaro.
Na Espanha, o aeroporto de Barajas, em Madri, um dos mais importantes do continente, chegou a ficar totalmente sem eletricidade, afetando o tráfego aéreo de toda a Europa.
Segundo o portal europeu Euronews, Andorra e o sul da França também tiveram estão sem eletricidade. Outros serviços, como internet, também foram afetados pelo apagão europeu.
Bélgica, Luxemburgo, Bruxelas, Alemanha, Dinamarca e Sérvia tem serviço de luz funcionando parcialmente ou de maneira integral.
“Este é um problema de toda a Europa”, disse a empresa de eletricidade E-Redes, de Portugal, em um comunicado.
Com informações de AFP.
Em atualização.