INSÓLITO

Leilão de 100 toneladas de crocodilos vivos na China surpreende; saiba valor do lance

Entenda por que a Corte Popular Nanshan, da cidade de Shenzhen, tomou a decisão de leiloar entre 200 e 500 animais

Os animais pertenciam a um empresário conhecido como "deus dos crocodilos".Créditos: Reprodução/Taobao
Escrito en GLOBAL el

Por mais excêntrico que possa parecer para ocidentais, um tribunal na China anunciou que está leiloando entre 200 e 500 crocodilos siameses vivos. No total, os animais pesam cerca de 100 toneladas. O lance inicial pedido alcança 4 milhões de yuans, o equivalente a R$ 3,2 milhões.

Mas o que levou a Justiça chinesa a tomar tal decisão? O antigo proprietário dos crocodilos foi à falência. Os animais pertenciam à Guangdong Hongyi Crocodile Industry Company, empresa fundada em 2005 por Mo Junrong, conhecido no país como “deus dos crocodilos”.

O empresário chegou a ter um capital registrado de mais de 50 milhões de yuans (R$ 40 milhões). Entretanto, teria “quebrado” e não pagou inúmeras dívidas, de acordo com informações do jornal South China Morning Post. Por este motivo, foi forçado pela Justiça a liquidar suas propriedades, o que inclui os animais.

Segundo o jornal estadunidense The New York Post, crocodilos são valiosos na China e usados na produção de mais de 100 itens.

A Justiça já realizou, anteriormente, dois leilões, mas sem obter sucesso. A nova tentativa provocou curiosidade na China, ainda conforme o Morning Post. Um dos motivos é a exigência de que o comprador vá buscar pessoalmente os crocodilos, já que a Corte não se responsabilizará pelo transporte.

Prazo-limite para lances

A Corte Popular Nanshan, na cidade de Shenzhen, disponibilizou a possibilidade de realizar os lances pela plataforma Taobao, mantida pelo Alibaba (grupo chinês de e-commerce) para leilões judiciais. O prazo final é o dia 9 de maio

Os interessados devem cobrir, também, custos de captura, embarque e desembarque dos crocodilos, além de ter uma licença para criação artificial para vida selvagem aquática e um local adequado para os animais viverem.

Siga o perfil da Revista Fórum e do jornalista Lucas Vasques no Bluesky.

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar