Com aproximadamente 90,03% dos votos apurados nas eleições do Equador, por volta das 22h45 (horário de Brasília) deste domingo (13), o candidato da Ação Democrática Nacional (ADN), Daniel Noboa, lidera com 55,93% dos votos, enquanto o representante da Revolução Cidadã (RC), Luisa González, tem 44,07%. Com o andamento da apuração, a vitória do atual presidente já é irreversível.
Por volta das 22h do fuso oficial brasileiro, a candidata Luisa González declarou: "Não reconhecemos os resultados ". "Vamos pedir a recontagem dos votos e a abertura das urnas", afirmou.
Te podría interesar
"Em nome do povo que representamos, não reconhecemos os resultados apresentados pelo CNE", disse. "Eu me recuso a acreditar que exista um povo que prefere a violência e a mentira."
Ela se manifestou contra o presidente Daniel Noboa, ainda que sem nomeá-lo. "Temos testemunhado o abuso de poder (...) ele nunca pediu licença, usou o CNE [Conselho Nacional Eleitoral] à vontade (...) e depois os estados de exceção, para provavelmente garantir a mais grotesca fraude eleitoral", afirmou.
Te podría interesar
Boca de urna
"Cerca de 11 sondagens nos deram a vitória, assim como uma sondagem de boca de urna (...) nenhum estudo deu uma diferença como a mostrada pela CNE", pontuou a candidata, segundo o site Primicias.
Nenhuma das duas pesquisas de boca de urna autorizadas pelo CNE apontaram resultados próximos aos da apuração. A Telcodata, de Tomislav Topic, trouxe Daniel Noboa com 51,2% e Luisa González com 48,98%, uma diferença de 2,22 pontos. A margem de erro do levantamento é de 0,56%. Segundo a empresa, o planejamento indicava a realização de 100 mil a 150 mil entrevistas durante o dia da eleição.
Já a Corpmontpubli colocou Luisa González com 51,99% dos votos válidos e Daniel Noboa com 48,01%, uma vantagem de 3,98 pontos para a candidata de esquerda. A margem de erro é de 3% e o nível de confiança é de 95%.O instituto realizou uma amostragem nacional e contou com 32 mil entrevistas.
Evento 'histórico'
Após o anúncio dos resultados pelo Conselho Nacional Eleitoral, Noboa agradeceu aos eleitores, dizendo que não havia dúvidas sobre os resultados e descrevendo como lamentável que a Revolução Cidadã não tivesse aceitado a derrota.
"Uma vitória de mais de 10 pontos, uma vitória de mais de um milhão de votos, onde não há dúvidas de quem é o vencedor", disse ele à imprensa e aos seus apoiadores mais próximos.
Com informações do Primicias