Em janeiro deste ano, o presidente Lula foi convidado pelo chefe do Kremlin, Vladimir Putin, a participar das festividades de 9 de maio na Rússia.
O presidente brasileiro confirmou presença, no que será o primeiro encontro entre Putin e Lula no terceiro mandato do brasileiro, informa a agência russa TASS, citada pelo Brasil247.
A data é importantíssima para a população russa: marcará 80 anos do Dia da Vitória, momento em que a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas conquistou Berlim e pôs fim ao nazismo e ao regime hitleriano.
Leia mais: 9 de maio: o dia que quiseram que você esquecesse
As forças nazistas mataram mais de 20 milhões de pessoas na antiga URSS. Grande parte eram civis da Rússia, Belarus e Ucrânia, em batalhas como Kursk, Stalingrado e Leningrado.
O esforço de guerra soviético permanece marcante na memória da população russa até os dias de hoje, com monumentos dedicados aos soldados e generais da chamada "Grande Guerra Patriótica" em diversos locais de Moscou e outras cidades russas.
O desfile de 9 de maio deste ano também deve se conectar com as recentes vitórias militares na Ucrânia, que tem sido gradualmente derrotada pelas forças russas.
Além de Lula, Nicolás Maduro, Xi Jinping e Donald Trump foram convidados para o evento. Os mandatários da Venezuela e da China aceitaram o convite, enquanto o estadunidense ainda não confirmou presença.