O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez nesta terça-feira (11) uma propaganda informal da Tesla, de Elon Musk, principal doador de sua campanha à Casa Branca. Com o bilionário ao lado, o republicano escolheu um dos veículos da montadora para comprá-lo.
A cena fez com que o gramado sul da Casa Branca se transformasse em um showroom da montadora com um Model S Plaid, um Model Y e um Cybertruck. A escolha de Trump recaiu sobre o primeiro.
O veículo escolhido por Trump, durante o curso de sua produção, foi alvo de dezenas de recalls por problemas diversos, como destaca matéria da Wired.
Os recalls do veículo da Tesla
No total, foram 37 recalls de segurança da National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA), agência do governo dos Estados Unidos responsável por garantir a segurança nas estradas e rodovias do país.
O mais recente, de janeiro, foi decorrente de um problema que afetava pouco mais de 239 mil carros nos quais uma corrente reversa que aparecia ao dar a partida poderia gerar um curto-circuito na placa do computador. Como este hardware é responsável pelos mecanismos de direção autônoma desenvolvidos pela marca, diversas funcionalidades acabam sendo desligadas por conta do problema.
Outros recalls do Model S, conforme o site, incluíram problemas com airbags, problemas potenciais com o recurso de assistência de direção hidráulica, maçanetas defeituosas e discos de freio empenados.
Recall de 2 milhões de carros
Em 2023, houve um recall voluntário para todos os veículos da Tesla que usavam o recurso Full Self-Driving. O total alcançou 2 milhões de veículos equipados com sistemas de piloto automático que apresentavam proteções consideradas insuficientes contra o uso indevido do motorista.
O Wired destaca que, devido à crescente complexidade dos carros fabricados atualmente, os recalls automotivos de diversas marcas aumentaram nos últimos anos, incluindo veículos de outras montadoras como Mercedes, General Motors, BMW, Chrysler e Ford.