Um dos principais alvos de Elon Musk e do seu Doge, o Departamento de Eficiência Governamental, a Agência dos Estados Unidos para Desenvolvimento Internacional (Usaid) teve seu financiamento congelado nesta semana, além de funcionários afastados pela gestão de Donald Trump. No entanto, uma revelação evidencia ainda mais o conflito de interesses do bilionário em sua cruzada para fechar o órgão.
Segundo o site The Lever, a agência investigava os terminais Starlink, pertencentes à SpaceX, uma das empresas de Musk, de acordo com páginas que ainda permanecem públicas no site da Usaid.
Te podría interesar
Um comunicado de imprensa arquivado em 2022, agora inacessível na sua página eletrônica, dizia que a agência havia entregue 5 mil terminais ao governo ucraniano "por meio de uma parceria público-privada com o fabricante aeroespacial americano, SpaceX".
Em setembro, o inspetor-geral da agência disse ao Congresso que a investigação estava revisando "a supervisão da USAID sobre os terminais de satélite Starlink fornecidos ao governo ucraniano e os esforços da USAID para proteger contra exploração e abuso sexual na Ucrânia".
Te podría interesar
O The Lever aponta que outras páginas da agência mencionando a SpaceX e a Starlink parecem ter desaparecido do site da agência, embora algumas sigam disponíveis quando acessadas pelo Internet Archive, que permite observar versões arquivadas de sites ao longo do tempo.
Agência "inimiga" de Musk
Na noite do sábado (1º), o diretor John Voorhees e seu vice, dois dos principais oficiais de segurança da Usaid, foram colocados em licença administrativa, após terem se recusado a fornecer aos representantes do Doge de Musk acesso aos sistemas internos da agência.
Conforme informações do The New York Times, houve um conflito dos funcionários do bilionário com Voorhees quando tentaram entrar em uma área segura dos escritórios da agência para obter material confidencial.
Após o episódio, o Elon Musk utilizou sua rede social, o X, no domingo (2) para chamar a Usaid de "organização criminosa". Em outra postagem, o bilionário questionava, sem apresentar qualquer prova ou evidência, se os seus seguidores sabiam que “a USAID, (está) usando SEUS impostos, financiou pesquisas sobre armas biológicas, incluindo a Covid-19 que matou milhões de pessoas?”.