Quem entrou na sede do Departamento Federal de Habitação e Desenvolvimento Urbano dos EUA, localizado em Washington, na manhã de segunda-feira (24), tomou um grande susto. Todos os monitores de LED do local, que ficam transmitindo informações de atendimento ou noticiários para o público, passaram a transmitir uma cena surreal: o presidente Donald Trump ajoelhado beijando e lambendo os pés do bilionário Elon Musk, com a legenda “Vida longa ao verdadeiro rei”.
A imagem é perfeita e em altíssima resolução, mas obviamente é falsa. Ela foi gerada com Inteligência Artificial (IA) e tem um acabamento extremamente profissional. Pessoas que acessavam o órgão público registraram o momento, inclusive uma jornalista, que imediatamente disponibilizou a cena em seu perfil no X (antigo Twitter). Veja abaixo:
A trolagem que colocou Trump numa posição de subserviência total em relação a Musk, que de fato vem sendo apontado como alguém com mais poder que o próprio presidente, após ser nomeado para chefiar uma agência de corte de gastos que sequer tem caráter oficialmente estatal, gerou revolta e fúria na Casa Branca, que determinou a abertura de uma investigação para apurar quem colocou as imagens fake nos televisores do Departamento Federal de Habitação e Desenvolvimento Urbano.
Quanto à legenda, a história toda teria começado após Donald Trump passar a utilizar termos pouco próprios para um país com o passado dos EUA e sua tradição republicana e antimonárquica. Em várias publicações feitas pelo chefe de Estado norte-americano, sobretudo em sua rede social, a Truth Social, volta e meia ele tem utilizado expressões como “vida longa ao rei”, tentando mostrar-se como uma espécie de monarca absoluto que faz tudo que desejar, da forma como quiser.