BLECAUTE

Chile sofre apagão total e país entra em situação de caos

Ainda não está claro o que ocorreu, mas a nação andina está sem luz elétrica desde a tarde desta terça-feira (25). Planos de emergência para hospitais, minas e segurança são acionados

Passageiros sem transporte, em meio ao apagão, caminham pelas avenidas de Santiago.Créditos: Redes sociais/Reprodução
Escrito en GLOBAL el

O Chile está enfrentando um apagão total desde o início da tarde desta terça-feira (25). A falta de energia elétrica em âmbito nacional mergulhou o país num caos absoluto e as autoridades tentam manter a ordem pública e o funcionamento adequado de infraestruturas essenciais enquanto a questão não é resolvida.

Com pouquíssimas municipalidades recebendo energia, a imensa maioria do território, incluindo a metrópole Santiago, a capital, enfrenta trânsito travado, desordem nas ruas e avenidas e muita apreensão, já que os sistemas de metrô e de trens estão fora de serviço e os semáforos apagados. Os Carabineros, a polícia nacional chilena, estão em estado de alerta e patrulhando de maneira intensificada várias cidades do país

Segundo reportam veículos de imprensa chilenos, como o jornal Lá Tercera, e a agência de notícias Associated Press, há vários hospitais que precisaram transferir pacientes e praticamente todas as escolas e universidades tiveram aulas suspensas e foram evacuadas.

Em Santiago, as ruas estão tomadas por multidões de trabalhadores que tentam voltar para casa de alguma maneira, tendo em vista que o metrô e outros transportes férreos metropolitanos estão com suas atividades paralisadas. Os ônibus, para além de insuficientes, não conseguem trafegar nas vias lotadas de veículos.

O presidente Gabriel Boric saiu há pouco do Palácio de La Moneda, sede da chefia do Estado, a bordo de um helicóptero, acompanhado do general dos Carabineros Enrique Monrás, diretor de Ordem e Segurança do governo, para sobrevoar a capital e conferir pessoalmente com estão evoluindo as coisas após a ordem de evacuação geral dada pelo governo.

Há relatos ainda de muitas pessoas presas em elevadores em Santiago e em cidades turísticas como Valparaíso e Viña del Mar. No Norte do país, na região do deserto do Atacama, as maiores mineradoras do Chile, como a Codelco e BHP Minera Escondida, relatam que suspenderam os trabalhos, mas não informam se há funcionários nas minas de extração de cobre.

Para piorar, as principais companhias de telefonia celular do país vêm reportando problemas de conexão e de ligações convencionais, que provavelmente estão sendo provocados pela sobrecarrega do serviço.

Não se sabe ainda o que provocou o mega blecaute, mas as autoridades descartam um ataque hacker, por exemplo. Há pouco, o coordenador nacional do sistema elétrico afirmou que o ponto da falha já teria sido identificado, no Norte do Chile, entre as localidades de Vallenar e Coquimbo.

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar