Neste domingo (23), milhares de pessoas se concentram no Líbano para o funeral de Sayyed Hassan Nasrallah, histórico líder do Hezbollah, assassinado no dia 27 de setembro de 2024 por um ataque de Israel contra um edifício na cidade de Beirute.
O estádio Camille Chamoun, na capital do país, com capacidade para mais de 50 mil pessoas, sediou o funeral oficial, que ainda contou com um discurso do sucessor de Nasrallah, Sheikh Naim Qassem, novo líder da maior entidade do xiismo político libanês.
O Hezbollah foi o partido mais votado do Líbano nas eleições parlamentares de 2022, com 19,89% dos votos, sendo uma das forças políticas mais proeminentes do país. Após a guerra contra Israel no ano passado, o partido — que também tem uma fortíssima ala militar — acabou enfraquecido.
Não há dúvidas de que o maior inimigo de Israel dentro do Líbano é o Hezbollah e, como provocação, o exército sionista sobrevoou o funeral de Sayyed Hassan Nasrallah, como demonstram vídeos nas redes sociais.
As imagens ao vivo do Líbano mostram milhares de pessoas no estádio Camille Chamoun e nas ruas de Beirute, no que já é um dos maiores funerais da história do país.
Entre outubro de 2023 e novembro de 2024, Israel matou mais de 4 mil pessoas no Líbano, inclusive dois civis brasileiros: Ali Kamal Abdallah, de 15 anos, e Mirna Haess Nasar, de 16 anos de idade.