O Papa Francisco, de 88 anos, foi internado nesta sexta-feira (14) no Hospital Policlínico Agostino Gemelli, em Roma, para realizar exames e continuar o tratamento de um quadro de bronquite.
A informação foi confirmada pela Santa Sé em comunicado oficial. “Ao término das audiências matinais, o Papa foi internado para alguns exames diagnósticos e para prosseguir, em ambiente hospitalar, o tratamento da bronquite que ainda persiste”, destacou o Vaticano.
O pontífice, que lidera a Igreja Católica desde 2013, tem enfrentado dificuldades respiratórias nas últimas semanas.
Na quarta-feira (12), durante uma celebração, ele pediu a um assistente que lesse seu discurso, explicando: “Deixem-me pedir ao padre que continue lendo porque ainda não consigo, devido à minha bronquite. Espero que na próxima vez eu possa”, disse Frtancisco.
Apesar do problema de saúde, Francisco manteve compromissos oficiais, incluindo uma reunião com o primeiro-ministro da Eslováquia, Robert Fico, antes da internação.
Esta é a quarta vez que o Papa é hospitalizado no Gemelli. Em junho de 2023, ele passou nove dias no local para uma cirurgia abdominal. O líder religioso, que já teve parte de um pulmão removido na juventude, também cancelou eventos recentes por questões de saúde, mas segue mantendo uma agenda intensa, com até dez compromissos em uma única manhã, segundo o Vaticano.