O presidente dos EUA, Donald Trump, deu uma coletiva no Salão Oval nesta terça-feira (11), mas o destaque ficou para o seu Secretário de Eficiência Governamental, Elon Musk.
O bilionário - que tomou posse de dados sensíveis dos EUA, inclusive do Tesouro - e tem promovido um corte de gastos profundo no establishment federal do país, congelando despesas com serviços essenciais para a população.
Musk defendeu o trabalho do seu departamento com o que foi escolhido pelo povo como “senso comum” e “não draconiano ou radical”.
“O povo votou por uma grande reforma governamental, e é isso que o povo vai conseguir”, disse ele. “É disso que se trata a democracia", disse o secretário.
Trump ficou em segundo plano durante a conferência de imprensa, algo que foi notado com estranheza e até virou meme nas redes sociais.
Musk tem sido duramente criticado inclusive por inserir jovens sem formação profissional para influir em decisões sensíveis e secretas do governo federal dos EUA.
Trump reforçou ontem uma ordem executiva que manteria poder para que a secretaria de Elon Musk insista em seus esforços para reduzir o orçamento federal.
Em 2024, Musk doou cercade 288 milhões de dólares (cerca de R$ 1,6 bilhão) para a campanha de Donald Trump, e tem grande influência também no vice-presidente dos EUA, J.D. Vance.