Os EUA vivem um drama neste momento, que se agravou no fim da tarde desta quarta-feira (8) no horário local, o que fez com que o presidente Joe Biden decretasse “situação de grande desastre” na Califórnia por conta dos incêndios descontrolados que varrem a costa oeste do país. O estado mais rico da nação está em emergência máxima e ocupante da Casa Branca determinou o envio de dezenas de helicópteros e aviões-tanque para tentar conter as chamas que incineram tudo que encontram pela frente.
Na região de Los Angeles, a segunda maior cidade dos EUA, o fogo já destruiu mais de 1.100 imóveis, deixou cinco mortos e fez com que pelo menos 70 mil pessoas fossem tiradas de suas casas. As autoridades atualizaram na última hora o número de habitantes sem energia elétrica na Califórnia e a cifra já chega a 1,5 milhão.
Te podría interesar
“Hoje, o presidente Biden aprovou uma declaração de desastre majoritário para a Califórnia, permitindo que os sobreviventes acessem imediatamente fundos e recursos para impulsionar sua recuperação”, informou a Casa Branca num comunicado direcionado à imprensa.
As imagens da devastação provocada pelo fogo são assustadoras. Casas são consumidas pelas chamas e moradores tentam retirar o que podem de seus lares. Há muita fumaça por várias zonas na região onde está Los Angeles e o clarão dos incêndios colossais pode ser percebido mesmo a quilômetros de distância.
Veja alguns registros da catástrofe: