AI!

Presidenta do México responde Trump e propõe novo nome para o sul dos EUA

Republicano quer mudar o nome do Golfo do México e recebeu provocação à altura

Créditos: Secretaría de Cultura Ciudad de México from México, CC BY 2.0 , via Wikimedia Commons
Escrito en GLOBAL el

A presidenta do México, Claudia Sheinbaum, respondeu nesta quarta-feira (8) à proposta do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, de renomear o Golfo do México como “Golfo da América”.

Em tom irônico, Sheinbaum sugeriu uma ideia semelhante: “Por que não chamamos o sul dos EUA de ‘América mexicana’? Fica bonito, não é?”, afirmou durante sua coletiva de imprensa diária, a mañanera.

A declaração provocativa veio acompanhada de críticas à postura de Trump, que Sheinbaum classificou como “desinformada”.

Ela também ironizou ao sugerir que o republicano estaria mal assessorado, acreditando que figuras como o ex-presidente mexicano Felipe Calderón, um direitista subserviente aos EUA, ainda comandam o México.

“Mas não, em México governa o povo”, ressaltou a mandatária.

O MORENA, partido de esquerda da qual Sheinbaum faz parte, possui a maioria de deputados, senadores, governadores, prefeitos e congressos estatais, além de ter implementado uma forte reforma judicial. Sheinbaum possui mais de 76% de aprovação popular.

Trump, que toma posse em 20 de janeiro, anunciou recentemente sua intenção de alterar o nome do Golfo do México, argumentando que “nós [EUA] fazemos a maior parte do trabalho lá e ele é nosso”.

Este faz parte de um ataque sequencial de Trump ao México, seja via questão migratória, através do tema dos cartéis ou de política econômica, com um protecionismo maior de Washington contra seus vizinhos.

 

O México não é o único alvo dos EUA. O Canadá, também parte do continente norte-americano, tem sido alvo de ameaças de anexação por parte de Trump.

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar