De LISBOA | O Partido Trabalhista do Reino Unido, atualmente no poder com o primeiro-ministro Keir Starmer, está sob fogo cerrado, desde o último domingo (5), após uma gafe gravíssima e inacreditável ter sido cometido ao publicarem um vídeo institucional no qual a agremiação política enumera as promessas de melhoria na vida para os britânicos em 2025. Os trabalhistas voltaram ao poder no ano passado após ficarem 14 anos na oposição.
No tal vídeo, que usa inteligência artificial para mostrar animais gigantes usando roupas de trabalhadores comuns, andando em meio a pessoas nas vias públicas, as promessas de melhorias para os cidadãos aparecem numa legenda, enquanto uma base de música eletrônica sonoriza de fundo. Na parte final da peça, entra então a voz da canção “Montagem Coral”, de autoria do DJ Holanda e outros artistas.
“Tá de lança e maconha segurando... Vai, novinha safada, relaxando... Vai na pica, safada, sem vergonha... Vai sentando na pica doida de maconha”, dizem os versos utilizados no vídeo institucional do partido de Keir Starmer.
Uma avalanche de publicações furiosas emergiu nas redes nos últimos dois dias, com cidadãos repudiando a escolha da música por parte do Partido Trabalhista, ou ainda, o que é mais provável, a falta de atenção com a produção, já que as falas da música deveriam ter sido traduzidas.
“Reconhecemos que a tradução da letra é completamente inapropriada. Pedimos desculpas e o vídeo foi deletado”, disse uma nota pública do Partido Trabalhista, que removeu o vídeo das redes sociais, embora a peça siga circulando nos meios digitais.
Veja o vídeo: