BATALHA PELO ESPAÇO

New Glenn: foguete da Blue Origin, que desafia SpaceX de Musk, já tem data de lançamento

Companhia espacial do bilionário Jeff Bezos prepara a decolagem de seu primeiro foguete orbital

Imagem do New Glenn, foguete da Bue OriginCréditos: Divulgação Blue Origin
Escrito en GLOBAL el

A Blue Origin, que pertence ao bilionário Jeff Bezos, também dono da Amazon, se prepara para lançar um foguete orbital pela primeira vez, selando sua entrada em um setor que atualmente é dominado pela SpaceX, empresa de Elon Musk.

Conforme o cronograma divulgado pela companhia, o foguete de 98 metros vai decolar na sexta-feira (10) da Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, na Flórida, Estados Unidos. O lançamento deve ocorrer em um intervalo de três horas a partir das 3h da madrugada, horário de Brasília.

“Este é nosso primeiro voo e nos preparamos rigorosamente para ele”, disse o vice-presidente sênior da Blue Origin, Jarrett Jones, ao site da empresa. “Mas nenhuma quantidade de testes em solo ou simulações de missão são um substituto para voar este foguete. É hora de voar. Não importa o que aconteça, aprenderemos, refinaremos e aplicaremos esse conhecimento em nosso próximo lançamento.”

Anunciado em 2016, o New Glenn deve ter seu primeiro voo com uma duração aproximada de seis horas, o que deve testar sua funcionalidade e sua capacidade de transporte de cargas úteis de satélites comerciais e equipamentos de segurança.

Até agora, a Blue Origin fez voos suborbitais com o foguete New Shepard, que tem um tamanho menor e é destinado ao transporte de equipamentos e de passageiros para a borda do espaço. Caso esta missão espacial seja bem sucedida, a empresa alcança outro patamar.

O duelo espacial entre Jeff Bezos e Elon Musk

Caso o planejamento dê certo, o New Glenn retornará à Terra, pousando verticalmente em uma barcaça flutuante. Depois, será reformado e reutilizado até 25 vezes.

Como foguete reutilizável, o Falcon 9, da SpaceX, já alcançou 132 lançamentos somente em 2024, com uma taxa de sucesso de 99%. A ideia é que o foguete da Blue Origin siga o mesmo caminho, com um papel fundamental no Projeto Kuiper da Amazon, um serviço de internet via satélite projetado para concorrer com a Starlink, também de Elon Musk.

A SpaceX domina amplamente o mercado de transporte de cargas para o espaço e a Starlink tem mais de 6 mil satélites posicionados acima do globo. Jeff Bezos fundou sua empresa espacial há cerca de duas décadas, mas ainda não lançou nada em órbita, fazendo apenas voos suborbitais com pequenos grupos de celebridades e passageiros.

"A única razão pela qual estamos levando a Blue Origin mais a sério é porque Bezos está financiando isso", aponta Chad Anderson, um investidor na área espacial, em entrevista ao The New York Times. "Eles gastaram uma quantia ridícula de dinheiro", afirma, estimando que o montante pode ter chegado a US$ 14 bilhões.

Com informações do SpaceThe Economic Times

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar