O primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, anunciou nesta segunda-feira (6) sua renúncia como líder do Partido Liberal e como chefe de governo do país, encerrando um mandato de nove anos.
A decisão foi comunicada durante uma coletiva de imprensa em Ottawa, em meio a uma queda acentuada de sua popularidade nos últimos meses.
Nas últimas pesquisas, o índice de rejeição ao primeiro-ministro chegou a 74%. Nas pesquisas para as próximas eleições, marcadas para outubro deste ano, o líder da oposição, Pierre Poillievre, lidera inquestionavelmente com mais de 44% das intenções de voto.
"Tenho a intenção de renunciar como líder do partido e como primeiro-ministro após o partido selecionar seu próximo líder através de um processo competitivo e nacional. Ontem à noite, pedi ao presidente do Partido Liberal que iniciasse esse processo", declarou Trudeau.
O premiê também informou que solicitou à governadora-geral a suspensão do Parlamento até 24 de março. "Esta manhã, pedi uma nova sessão do Parlamento. Ela aprovou o pedido, e a Câmara será prorrogada até março", explicou.Trudeau liderou os liberais à vitória em 2015, após assumir a liderança do partido em 2013.
Com informações de The Guardian e CBC.