A publicação de novos vídeos registrando o desastre aéreo ocorrido na noite da última quarta-feira (29) em Washington, nos EUA, envolvendo um avião comercial da American Airlines e um helicóptero militar, em que todos os 67 ocupantes das duas aeronaves morreram, está gerando um debate acalorado nas redes sociais não só entre internautas, mas também com especialistas.
Nos novos ângulos, que são bem mais nítidos do que as imagens disponíveis até então, o comportamento do helicóptero do Exército dos EUA é, de fato, muito estranho já que mesmo estando cada vez mais próximo do Bombardier CRJ700 da AA sua atitude não muda: o piloto continua indo em direção ao jato, mesmo com um cenário muito claro e com todas as luzes de pouso noturno do avião acesas.
Te podría interesar
“Eu diminuí a velocidade [vídeo] e assisti um milhão de vezes. Por que o helicóptero não está tentando evitar o choque até o último momento? As luzes estão bem brilhantes no avião. Ele literalmente está com todas as luzes de pouso acesas. Os instrutores deveriam estar observando o céu também”, comentou um usuário do X (antigo Twitter).
Já um outro, levou em consideração o argumento de que o helicóptero apontava sua cabine para baixo, mas ponderou que mesmo antes disso era possível ver nitidamente a aproximação do avião da AA.
“Eu entendo as pessoas que dizem que o Blackhawk estava com o nariz para baixo e provavelmente não viu o avião, mas ainda assim, como eles não tiveram nenhum tipo de visualização da aproximação? O nariz para baixo explicaria não ter visto de perto, mas e durante a aproximação?”, opinou.
Há também quem seja mais direto, lembrando que seria impossível não ver aquilo que se passava à sua frente. “Eles não conseguiram ver aquela luz imensa e brilhante ou o quê? Não pode ser um acidente, me desculpe”, comentou um perfil.
Até gente do setor aéreo ficou espantada com as novas imagens, que realmente dão a impressão de que helicóptero não só não faz nada para evitar a colisão como também vai aparentemente de forma deliberada na direção do jato comercial.
“Tenho 20 anos de experiência na indústria da aviação e não há nenhuma hipótese de você não conseguir ver essas luzes de pouso”, disse um profissional da área.
Veja os novos vídeos da colisão: