Uma gigante asiática do mercado automobilístico emitiu um recall para 22.883 veículos devido a um motivo aparentemente prosaico, mas que pode comprometer a segurança dos usuários: a falta de parafusos de montagem de assentos de um modelo.
O recall divulgado pela sul-coreana Kia é dirigido para os automóveis Kia EV9 dos anos 2024 e 2025. Conforme os documentos protocolados na National Highway Traffic Safety Administration, agência governamental dos Estados Unidos que trabalha para reduzir o número de mortes e perdas econômicas em acidentes de veículos motorizados, alguns carros não têm os fixadores de montagem para a segunda e terceira fileiras de assentos.
Assim, os assentos “podem não conter adequadamente um ocupante durante certas colisões, aumentando assim o risco de ferimentos”.
Erro de um funcionário
Ainda de acordo com as informações repassadas pela Kia à agência estadunidense, a culpa direta seria de um único "trabalhador da montagem da fábrica" ??que supostamente cometeu um "erro" e não conseguiu prender corretamente todos os parafusos dos assentos em um número até agora não especificado de veículos.
O problema foi levantado pela primeira vez em uma reclamação de um cliente em setembro. Após a queixa, uma inspeção de 90 SUVs EV9 selecionados aleatoriamente, realizada pela Kia North America, não constatou nenhum parafuso de montagem de assento solto ou faltando.
Inspeções posteriores descobriram apenas três casos de parafusos de assento faltando. Mais uma vez, conforme a montadora, todos os casos levavam ao mesmo funcionário, aparentemente, em casos ocorridos em meados de dezembro. O problema em tese pode ser muito menor do que o tamanho do recall sugere, mas a precaução prevaleceu.
Com informações de Jalopnik e Futurism.