TRAGÉDIA AÉREA

Brasil recebe caixas-pretas do avião que caiu no Cazaquistão e entra na investigação

Caso será investigado pelo Cenipa pois envolveu aeronave da fabricante brasileira Embraer

Destroços do avião Embraer que caiu no Cazaquistão.Créditos: Reuters/Folhapress
Escrito en GLOBAL el

A queda do avião da Azerbaijan Airlines no Cazaquistão, ocorrida no dia 25 de dezembro, que matou 38 pessoas e deixou outras 29 feridas, será investigada por autoridades brasileiras. Isso porque a aeronave acidentada foi fabricada pela empresa brasileira Embraer e, por isso, o Brasil tem prerrogativas de participar da investigação. 

Nesta quinta-feira (2), a Força Aérea Brasileira (FAB) confirmou que as caixas-pretas do avião chegaram ao Brasil. As gravações de voz e dados do avião serão analisadas pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) com a presença de investigadores do Cazaquistão, do Azerbaijão e da Rússia. Posteriormente, os dados extraídos das caixas-pretas serão entregues à Autoridade de Investigação de Acidentes Aeronáuticos do Cazaquistão. 

O avião Embraer 190 da companhia Azerbaijan Airlines havia partido de Baku, capital do Azerbaijão, com destino a Grozny, no Sul da Rússia, mas desviou sua rota em direção ao Cazaquistão, onde caiu durante uma tentativa de pouso na cidade de Aktau, às margens do Mar Cáspio.

Passageiros e membros da tripulação que sobreviveram relataram ter ouvido barulhos altos na aeronave enquanto ela sobrevoava Grozny. Autoridades russas alegaram que drones ucranianos estavam atacando a região de Grozny na noite do acidente, o que levou ao fechamento do espaço aéreo local.

Putin pede desculpas 

O presidente russo, Vladimir Putin, pediu desculpas ao seu homólogo do Azerbaijão, Ilham Aliyev, pelo acidente com um avião da Azerbaijan Airlines ocorrido em 25 de dezembro, no espaço aéreo russo.

Apesar das desculpas, Putin não assumiu explicitamente a responsabilidade pelo incidente, que deixou 38 mortos, incluindo cidadãos do Azerbaijão, Rússia e Cazaquistão.

De acordo com comunicado do Kremlin, Putin conversou por telefone com Aliyev no último sábado (28) para tratar do acidente. A ligação foi realizada por iniciativa do lado russo.

Durante a conversa, os presidentes discutiram detalhadamente o incidente, que resultou na queda da aeronave em território cazaque. Putin pediu desculpas pelo fato de o acidente ter ocorrido no espaço aéreo russo e reiterou suas profundas condolências às famílias das vítimas, além de desejar rápida recuperação aos feridos.

Segundo informado, o avião estava voando conforme o cronograma e tentou repetidamente pousar no Aeroporto de Grozny. Nesse momento, ataques com drones ucranianos atingiam Grozny, Mozdok e Vladikavkaz, enquanto os sistemas de defesa aérea russos repeliam os ataques.

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar