O início do ano de 2025 foi marcado por uma série de atentados terroristas violentos nos EUA: 15 pessoas morreram em um ataque na parada de Ano Novo de Nova Orleans, na Louisiana, e uma morreu enquanto outras sete ficaram feridas na explosão de uma Tesla Cybertruck no hotel Trump International, em Las Vegas, Nevada.
Com novas informações, as autoridades dos EUA começaram a acreditar que os dois eventos estavam relacionados. Ambos os perpetradores foram identificados.
O responsável pelo ataque de Nova Orleans é Shamsud din Jabbar, cidadão americano de 42 anos de idade que serviu nas Forças Armadas dos EUA. Ele usou um carro Ford para avançar contra a multidão, causando 15 mortes entre atropelados e pisoteados, ferindo outras 30 pessoas, e foi morto por policiais após o ataque.
O responsável pelo ataque no Trump International Hotel é Matthew Livelsberger, de 37 anos de idade. Ele alugou uma Tesla Cybertruck, dirigiu até a entrada do edifício e se explodiu com fogos de artifício e bombas. Sete pessoas ficaram feridas, e ele morreu na explosão.
Livelsberger era membro do Exército dos EUA há 19 anos.
Segundo uma reportagem do site Denver7, ligado à ABC News, Livelsberger e Shamsudin Jabbar serviram na mesma base militar no passado. Ambos também teriam alugado os veículos na mesma plataforma digital.
Agora, o FBI investiga a possibilidade de os ataques estarem conectados. Há informações de que Shamsud din Jabbar carregava uma bandeira do grupo terrorista Estado Islâmico no carro usado no atentado.