BIG TECHS

Free Our Feeds: a iniciativa que quer tirar as redes sociais do controle de bilionários

Iniciativa é de um grupo de empreendedores, acadêmicos e defensores da tecnologia, com signatários famosos como o ator Mark Ruffalo, o músico Brian Eno e o fundador da Wikipedia, Jimmy Wales; o objetivo é promover uma internet mais democrática

Bilionários têm promovido mudanças nas redes sociais que tornam a experiência dos usuários mais hostilCréditos: AzamKamolov/Pixabay
Escrito en GLOBAL el

Uma campanha de arrecadação de fundos foi lançada nesta segunda-feira (13) para apoiar o desenvolvimento de um ecossistema de mídia social alimentado pelo AT Protocol, um protocolo de padrão aberto para serviços de redes sociais descentralizados no qual se baseia o Bluesky.

A iniciativa, batizada de Free Our Feeds, conta com o apoio de um grupo de empreendedores, acadêmicos e defensores da tecnologia, com signatários famosos como o ator estadunidense Mark Ruffalo, o músico Brian Eno e o fundador da Wikipedia, Jimmy Wales. O projeto visa arrecadar US$ 30 milhões ao longo de três anos.

Os recursos arrecadados serão destinados ao lançamento de uma fundação de interesse público para apoiar o desenvolvimento de uma “infraestrutura hospedada de forma independente”, dando aos usuários, desenvolvedores e pesquisadores acesso ao conteúdo e aos dados postados “não importa o que a empresa decida fazer no futuro”.

A campanha expressa preocupação com os rumos atuais das plataformas de redes sociais. "Com Zuckerberg se tornando um Musk completo na semana passada, não podemos mais deixar bilionários controlarem nossa praça pública digital. Bluesky é uma oportunidade de sacudir o status quo", diz o texto da página inicial do Free Our Feeds.

"Eles construíram andaimes para um novo tipo de rede social. Uma onde todos nós temos mais voz, escolha e controle. Mas será preciso financiamento e governança independentes para transformar a tecnologia subjacente da Bluesky — o AT Protocol — em algo mais poderoso do que um único aplicativo. Queremos criar um ecossistema inteiro de aplicativos interconectados e diferentes empresas que tenham os interesses das pessoas no coração. A Free Our Feeds criará uma nova fundação independente para ajudar a fazer isso acontecer", pontuam os organizadores.

Novo caminho para as redes sociais

“A tecnologia subjacente da Bluesky, o Protocolo AT, pode oferecer um novo caminho para a web social. No entanto, do jeito que está, ainda é apoiada por capital de risco”, diz o diretor executivo do Future of Technology Institute, Sherif Elsayed-Ali, segundo o The Verge. “Esta importante iniciativa visa proteger a tecnologia subjacente da Bluesky e colocá-la em um caminho independente, para que o futuro da mídia social possa ser libertado dos caprichos de qualquer empresa ou grupo de bilionários.”

Os canadenses Mark Surman, presidente da Mozilla Foundation, e Philippe Beaudoin, cofundador e CEO da Numeno.ai, são ambos guardiões da iniciativa, compondo um grupo de nove pessoas que planeja ajudar a dar o pontapé inicial na fundação e registrá-la como uma organização sem fins lucrativos nos Estados Unidos. 

“A mídia social é o espaço para o discurso público e deve ser controlada por nossos processos democráticos, não pelos caprichos autocráticos de bilionários”, aponta Elsayed-Ali em entrevista a outro site, o BetaKit. “Isso deve ser um bem público e não deve ser possuído ou controlado. Há algo fundamentalmente problemático nisso.”

No sentido contrário aos bilionários donos da Meta e do X, o CEO do Mastodon, Eugen Rochko, anunciou, também nesta segunda, que vai transferir a propriedade da sua rede social descentralizada para uma organização sem fins lucrativos porque "o Mastodon não deve ser possuído ou controlado por um único indivíduo".

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar