PARECE QUE VAI TÁ CHEIO...

Evento com o maior número de pessoas do planeta começa na Índia

Réveillon no Rio com 3 milhões? Manifestação política com 1 milhão? Isso é absolutamente nada diante Maha Kumbh Mela, que reunirá 2 vezes a população do Brasil numa cidade

Multidão participando do Maha Kumbh Mela.Créditos: YouTube/Reprodução
Escrito en GLOBAL el

Se você acredita que os três milhões de pessoas reunidas na praia de Copacabana no réveillon são o ápice da aglomeração humana, ou que a cifra de um milhão de pessoas que todo grupo político sonha colocar nas ruas é algo absurdo e avassalador, certamente ficaria chocado com um evento que reúne “de verdade” muita gente. Pois é, estamos falando do festival religioso hindu Maha Kumbh Mela, organizado a cada quatro anos na Índia.

A bem da verdade, é necessário contextualizar e explicar melhor o que é essa aglomeração.

No país mais populoso da Terra, que tem como religião predominante o hinduísmo, um festival religioso com milhares de anos, chamado Kumbh Mela, é realizado a cada três anos de forma rotativa em quatro cidades: Prayagraj, Ujjain, Nasik e Haridwar. Quando um ciclo se completa (de 12 anos, com as quatro edições) e volta para Prayagraj, o prefixo “Maha” é adicionado e o nome passa a ser então Maha Kumbh Mela, que é a versão mais “porreta” da festa, que seria mais auspiciosa e, portanto, a mais procurada e prestigiada de todas, se comparada com as edições realizadas nas outras três cidades do roteiro.

O evento dura seis semanas, ou seja, 42 dias. Nesse período, no caso da edição que começa nesta segunda-feira (13), em Prayagraj, a agência Reuters informa que os organizadores estimam que serão mais de 400 milhões de pessoas a participarem das festividades. Sim, você não leu errado: mais de 400 milhões de pessoas. Na prática, praticamente dois Brasis (temos 212 milhões de habitantes, segundo o IBGE).

Se dividirmos por dia, cada um deles deve receber quase 10 milhões de pessoas, mais do que três réveillons de Copacabana juntos, numa cidade que tem “apenas” 1,5 milhão de moradores, o que para os padrões da Índia (com quase 1,5 bilhão de habitantes) a faz figuras apenas como a 36ª cidade mais populosa.

Para este ano, a Reuters informa que numa área do tamanho de 5.700 campos de futebol (4.000 hectares) foram instaladas 150 mil tendas, com três mil cozinhas e 145 mil banheiros, além de 99 estacionamentos gigantescos e quase meio milhão de tomadas elétricas. Serão ainda 3.300 viagens adicionais de trens da estatal Indian Railway, mais de 40 mil policiais para garantir a segurança do público, 125 ambulâncias de resgate, sete ambulâncias fluviais (a região é onde ocorre a confluência de três rios sagrados do hinduísmo, o  Ganges, Yamuna e Saraswati), além de helicópteros.

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar