O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarcou nesta segunda-feira (30) México, onde acompanhará a posse de Claudia Sheinbaum como a primeira mulher eleita presidente do país. A cerimônia de posse ocorrerá no dia 1º de outubro, sucedendo Andrés Manuel López Obrador, com quem Lula também terá encontros bilaterais.
A viagem de Lula ao México acontece poucos dias após seu retorno dos Estados Unidos, onde participou da Assembleia Geral da ONU em Nova York. Durante sua estadia no México, além de prestigiar a posse de Sheinbaum, Lula participará de um fórum empresarial e encontros bilaterais com López Obrador e sua sucessora. Entre os principais temas discutidos estarão questões ambientais, climáticas e comerciais, reforçando a já consolidada parceria entre Brasil e México.
A embaixadora Gisela Padovan, secretária de América Latina e Caribe do Ministério das Relações Exteriores, destacou a importância do comércio bilateral, que atingiu o valor recorde de US$ 14,1 bilhões em 2023, um crescimento de 14% em relação ao ano anterior.
"O México é o sexto parceiro comercial do Brasil e o quinto principal destino das nossas exportações. Esse comércio está mostrando o seu vigor e, principalmente, é um comércio de alto valor agregado", afirmou.
A visita marca a terceira vez que Lula vai ao México como presidente, tendo estado no país em 2003 e 2007. Segundo Gisela, há uma convergência de visões entre os dois países em temas como meio ambiente e ciência climática. "A presidenta eleita, Claudia Sheinbaum, é uma cientista com especialização em ciência climática e foi membro do IPCC, o Painel da ONU sobre o Clima. Esse é um elemento que o Brasil deve perceber e aproveitar muito bem", observou a embaixadora.
Outro ponto de destaque na agenda é o esforço para aprofundar os acordos de complementação econômica (ACE) 53 e 55, que visam eliminar ou reduzir tarifas de importação entre os dois países e promover o livre comércio de produtos automotivos. “A tarefa dos dois países é de retomada das relações bilaterais, com a renegociação e modernização dos acordos”, explicou Gisela.
No dia 30, Lula participará do fórum México-Brasil, que contará com a presença de cerca de 400 empresários, incluindo 150 brasileiros. O fórum abordará temas como investimentos, segurança alimentar, cadeias produtivas e a nova indústria. Daniel Fernandes, chefe da divisão de Programas de Promoção Comercial e Investimentos do MRE, destacou a importância da delegação empresarial brasileira, que abrange setores como alimentos, bebidas, turismo, medicamentos, e energia.
Após o fórum, Lula participará de um jantar oficial oferecido pelo governo mexicano no Museu da Cidade do México, e no dia 1º de outubro, estará presente na cerimônia de posse na Câmara dos Deputados, no Palácio Legislativo de San Lázaro, antes de retornar ao Brasil no mesmo dia.
Confira a agenda de Lula no México nesta segunda-feira
- 10h00 - Abertura do Seminário Empresarial México-Brasil
- 11h00 - Reunião com grupo de empresários mexicanos
- 14h00 - Almoço oferecido pelo Presidente do México, Andrés Manuel López Obrador
- 16h00 - Reunião com o Presidente do México, Andrés Manuel López Obrador
- 19h30 - Reunião com a Presidenta eleita do México, Claudia Sheinbaum
- 20h00 - Jantar oferecido aos Chefes de Estado e de Governo
*Com informações da Agência Brasil e Palácio do Planalto