VIOLÊNCIA

Por que as “facas-zumbi” serão proibidas num dos países mais ricos do mundo

Casos envolvendo o objeto são assustadores e têm levado pânico e terror, uma verdadeira ameaça à paz social

Alguns exemplos de "facas-zumbi".Créditos: Governo do Reino Unido/Reprodução
Escrito en GLOBAL el

Estamos acostumados a ouvir falar dos países mais ricos do mundo, sobretudo na Europa, como lugares seguros e permanentemente livres de armas de fogo. Seriam verdadeiros paraísos de tranquilidade, um sonho de vida para muitos brasileiros que convivem com índices de violência assustadores. Mas há situações que desconhecemos e muitas delas são tão apavorantes quanto a nossa realidade.

O Reino Unido, sexta maior economia do planeta e uma das nações com maior IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) da Terra, está vivendo um pesadelo de alguns anos para cá por causa de armas. Mas não são as armas de fogo, já que o país baniu há quase 30 anos esse tipo de artefato com uma das legislações mais severas existentes, tornando-se modelo para todos. A possibilidade de levar um tiro lá é quase zero, mas a violência por lá avançou de outra maneira: com o uso das chamadas “facas-zumbi”.

A definição é um pouco elástica, portanto, uma “faca-zumbi” é um conceito que engloba diferentes tipos de faca. São principalmente aquelas com lâmina longa, com trechos serrilhados e com saliências ou protuberâncias que provocam lacerações e ferimentos graves. A faca usada pelo personagem Rambo, por exemplo, sucesso no cinema nos anos 1980, com seu serrilhado e com pontas no corpo da lâmina, seria um dos exemplos, embora haja outros.

O fato é que essas facas estão no centro de uma onda de violência que já dura alguns anos na Grã-Bretanha e, por isso, a partir desta terça-feira (24), por conta de uma alteração na lei, Inglaterra e País de Gales, dois dos países que compõem o Reino Unido, estão as banindo. Banindo mesmo, com pena de prisão para quem infringir a lei, como no caso das armas de fogo.

Os casos de crimes cometidos com as “facas-zumbi” se avolumam naquela região, sobretudo em áreas urbanas. Nos jornais e portais de internet, são comuns os episódios em que uma vítima sai dilacerada e gravemente ferida, quando não morta, porque os criminosos a golpearam com tais objetos perigosos. Podem ser casos de assaltos, ou mesmo agressões que terminam em morte entre integrantes de gangues, ou ainda em situações de bullying.

Basta “dar um google” usando esses termos-chaves para descobrir uma infinidade de crimes reportados pela imprensa britânica em que as tais “facas-zumbi” são utilizadas. Jovens, com medo de rivais ou agressores munidos delas, também vem adquirindo cada vez mais um exemplar “para se defender”, o que tem colocado esses países numa espiral infinita de violência.

Apenas em 32 delegacias de polícia da Inglaterra e do País de Gales, no ano de 2023, mais de 14 mil ocorrências foram registradas com o uso das “facas-zumbi”. No mesmo período, 244 homicídios utilizando essas armas e suas variantes (o que inclui facões, machados e espadas) foram contabilizados nas duas nações, algo assustador para os padrões europeus.

Agora, quem for pego portando, transportando, comercializando ou até mesmo guardando em casa uma “faca-zumbi”, que está com venda proibida, irá direto para a cadeia. O Ministério do Interior do Reino Informou que estuda ainda a revisão total para a venda de facas, de todos os tipos (até de cozinha), pela internet, e que uma expansão da nova legislação também pode ocorrer para abranger espadas do tipo ninja e outras armas brancas do gênero.

Siga o perfil da Revista Fórum e do jornalista Henrique Rodrigues no Bluesky.