FUTURO

Em Nova York, Janja critica demora de resposta à crise climática

Primeira-dama brasileira participa de evento organizado pela Universidade de Columbia e comenta que "interesses econômicos e comerciais não podem ser os motores da destruição"

Créditos: Reprodução Universidade de Colúmbia - Janja participa de evento em universidade em Nova York
Escrito en GLOBAL el

A primeira-dama, Janja Lula da Silva, criticou a lentidão da resposta global às mudanças climáticas, classificando-as como resultado de uma "ação predatória humana". Sem citar diretamente as queimadas no Brasil, afirmou que "interesses econômicos e comerciais não podem ser os motores da destruição".

A declaração foi feita durante a participação de Janja no evento "Alimento para a humanidade: desbloqueando o potencial das universidades para acabar com a fome e a desnutrição", organizado pela Universidade Columbia em Nova York (EUA).

O evento faz parte de uma série de compromissos em Nova York que precedem a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na 79ª Assembleia-Geral da ONU, onde o tema da preservação ambiental e combate à crise climática será central.

Janja destacou que mulheres e crianças são as mais vulneráveis diante de crises climáticas e conflitos, defendendo políticas públicas com perspectiva de gênero para combater a pobreza e as desigualdades.

Ela também citou a ex-presidenta Dilma Rousseff como exemplo de liderança feminina, ressaltando a necessidade de mais mulheres em cargos de comando em instituições econômicas globais.

A primeira-dama mencionou a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, iniciativa de Lula no G20, destacando o esforço do governo para reverter o retrocesso em políticas públicas dos governos anteriores.

Por fim, Janja enfatizou o compromisso do governo brasileiro em enfrentar a fome, destacando a isenção de tributos para itens da cesta básica, incluindo carne, como parte das ações para combater a fome no Brasil.

Confira aqui o vídeo do evento

Siga os perfis da Revista Fórum e da jornalista Iara Vidal no Bluesky