MINI LUA

Duas novidades sobre mini Lua que orbitará a Terra: uma boa, outra ruim

A novidade boa é que receberemos um visitante do espaço que orbitará a Terra por dois meses, como uma mini Lua. A ruim é que só poderá ser observada com telescópios especiais

Créditos: NASA/JPL-Caltech/University of Arizona, Public domain, via Wikimedia Commons
Escrito en GLOBAL el

A mini Lua na verdade é ele, e chegará logo no início da Primavera. Um asteroide com aproximadamente o comprimento de um ônibus urbano será capturado pela atração gravitacional da Terra e orbitará nosso planeta por cerca de dois meses, tornando-se uma “mini lua”.



“O objeto que vai nos visitar pertence ao cinturão de asteroides de Arjuna, um cinturão de asteroides secundário feito de rochas espaciais que seguem órbitas muito semelhantes à da Terra”, disse ao Space.com Carlos de la Fuente Marcos, professor da Universidade Complutense de Madrid e principal autor da pesquisa que identificou a mini Lua.
 

A mini Lua nos visitará de 29 de setembro a 25 de novembro antes de ser atraída de volta a seu lar, um cinturão de asteroides girando em torno do Sol.

O asteroide foi descoberto em 7 de agosto pelo Sistema de Último Alerta de Impacto Terrestre de Asteroides (Atlas), um programa financiado pela Nasa .

Ela mede cerca de 10 metros de comprimento, o que é pequeno se comparado à Lua da Terra, que tem um diâmetro de cerca de 3.474 km.

O objeto será “muito pequeno e escuro para telescópios e binóculos amadores típicos”, Marcos acrescentou. “No entanto, o objeto está bem dentro da faixa de brilho de telescópios típicos usados por astrônomos profissionais.”

Os cientistas acrescentaram que acreditam que o asteroide mini Lua retornará à órbita da Terra novamente em 2055.

Quem sobreviver até lá, verá (se possuir os telescópios necessários que até lá, quem sabe, estarão acessíveis a todos).

Fonte: The Guardian

Siga o perfil da Revista Fórum e do escritor Antonio Mello no Bluesky

Temas