Saiu o resultado da primeira pesquisa realizada após o debate de terça entre a candidata Democrata Kamala Harris e o Republicano ex-presidente Donald Trump.
A pesquisa Reuters/Ipsos confirma a impressão geral de quem assistiu ao debate de que houve vantagem de Kamala sobre Trump.
Kamala já liderava a pesquisa anterior divulgada pelo mesmo instituto em agosto e ampliou sua intenção de voto em 1%.
Segundo a pesquisa, Kamala Harris tem 47% das intenções de voto contra 42% de Trump, uma diferença de cinco pontos, além da margem de erro de três pontos percentuais.
A pesquisa Reuters/Ipsos ouviu 1.690 pessoas entre quarta-feira (11) e esta quinta, entre elas 1.405 eleitores registrados — nos EUA, o voto não é obrigatório, e os cidadãos têm de fazer um registro a cada pleito para poder votar — e tem margem de erro de três pontos percentuais.
O levantamento também perguntou aos eleitores quem foi melhor no debate, e 53% deles disseram ter achado que Kamala Harris venceu o enfrentamento, contra 24% que opinaram que Trump se saiu melhor. Os 23% restantes disseram achar que nenhum dos dois foi bem. [G1]
O resultado mostra que apenas um desempenho catastrófico, como o de Biden no confronto com Trump anteriormente, pode causar grande influência na opinião dos eleitores.
Com os treinamentos a que se submetem e por em geral serem pessoas experimentadas, candidatos presidenciais dificilmente serão abatidos por um desempenho pouco feliz num debate, como foi o caso de Trump agora. Mesmo com uma goleada de 53 a 23, Kamala Harris conquistou apenas 1% sobre Trump.
Siga o perfil da Revista Fórum e do escritor Antonio Mello no Bluesky