Uma pesquisa qualitativa feita pelo diário Washington Post mostra que Donald Trump apanhou de eleitores por causa de propagar, no debate com Kamala Harris na noite de terça-feira 10, a fake news de que imigrantes haitianos teriam se alimentado com pets furtados na cidade de Springfield, Ohio.
Como uma certa Springfield é também a cidade imaginária da família Simpson, os memes tomaram contas das redes sociais, um deles com vovô Simpson flagrado "gritando com nuvens" -- uma referência a Trump fora do eixo.
O republicano tinha tudo para se sair bem no quesito da imigração ilegal, um ponto-chave de sua campanha eleitoral. Porém, ao recorrer ao exagero retórico e ser desmentido ao vivo, soou como o tiozão do zap desconectado da realidade.
A fake news dos pets foi propagada pela própria campanha de Trump em um comunicado de 9 de setembro, no qual "imigrantes de Kamala" são acusados também de "decapitar patos" e caçar gansos em parques públicos de Springfield.
O vice de Trump, J.D. Vance, chegou a fazer uma postagem segundo a qual "há informes de pessoas que tiveram seus bichos de estimação sequestrados e comidos por pessoas que nem deveriam estar neste país".
Várias autoridades locais desmentiram os "informes".
QUALITATIVA
O Post juntou 25 eleitores indecisos dos estados-pêndulo, aqueles que podem definir a eleição, para uma pesquisa qualitativa durante as mais de duas horas de debate.
Deles, 19 disseram que Trump estava viajando sobre o consumo de cães e gatos. Um entrevistado comentou:
Não há provas para a alegação e sinto que ele está dizendo isso só para assustar as pessoas
Em outro quesito que, em tese, deveria beneficiar Donald Trump, o republicano ganhou por apenas 12 a 11: quem apresentou as melhores propostas econômicas.
Trump tem o benefício de ser oposição e o governo Biden vem sendo castigado pelos eleitores por causa dos preços de energia e alimentos.
KAMALA GANHOU VOTOS
Na questão do aborto, que beneficia os democratas junto ao eleitorado feminino, 9 mulheres ouvidas na pesquisa qualitativa ficaram com Harris, contra três para Trump.
Apesar de Trump ter acusado Kamala de ser "marxista", quem soou radical no confronto foi o republicano, ao exagerar que políticos democratas defendem "matar" crianças depois do parto.
Ao final do debate, 23 dos 25 pesquisados disseram que a democrata se saiu melhor.
No grupo de indecisos, Kamala Harris ganhou 5 votos com certeza, além de 10 que consideram votar nela.
Trump perdeu quatro dos que estavam inclinados a votar nele.
Apesar da pequena amostragem, as pesquisas qualitativas são levadas a sério por marqueteiros eleitorais, uma vez que exploram com profundidade a opinião dos entrevistados.