De LISBOA | Um terremoto de significativa intensidade atingiu Lisboa, a capital de Portugal, às 5h11 do horário local (1h11 no horário de Brasília). O sismo de 5.4 graus segundo o Serviço Geológico dos EUA (inicialmente notificado pelo alerta do Google como de 6.2, posteriormente corrigido para 5.9) acordou os portugueses no fim da madrugada e colocou as redes sociais em polvorosa.
LEIA TAMBÉM: Terremoto em Portugal. O que é escala Richter e quando devemos nos preocupar
De acordo com os principais centros de monitoramento sismológicos de vários países, o epicentro do tremor foi a 87 km da costa portuguesa, na direção da cidade de Sines, que fica 80 km ao sul de Lisboa, e a uma profundidade entre 5 e 10 km.
O tremor fez também com que as emissoras de TV do país iniciassem a programação antes do previsto, mostrando a repercussão do fato.
O sismo é o mais intenso sentido em Lisboa desde o terremoto de 1969, que deixou 13 mortos. Em 2009, um sismo na região de Algarve de 6.0 na Escala Richter foi sentido, mas também não houve grandes danos.
Reação e danos
De acordo com as informações do governo português, não houve danos patrimoniais e pessoais significativos por conta do terremoto. Não há registro de feridos.
O presidente do país, Marcelo Rebelo de Sousa, destacou a capacidade de ação das autoridades, salientando a "muito boa coordenação entre o Governo e a Proteção Civil. O senhor primeiro-ministro comunicou à Presidência da República muitos poucos minutos depois de ter sabido e de ter ocorrido o sismo".
O chefe de estado ainda destacou que a situação é tranquila no país. "Quem andar por Lisboa verifica isso e a informação que temos de outros pontos da área teoricamente abrangida é a mesma", completou.