Desde a noite deste domingo (8), circulam pelas redes sociais inúmeros vídeos que mostram as reações de eleitores do Reunião Nacional (RN), partido de extrema direita da França com aspirações neofascistas que foi derrotado pela coalizão de esquerda em uma virada histórica nas eleições legislativas.
Membros do RN e seus eleitores estavam certos venceriam as eleições após saírem na frente no primeiro turno. Na segunda volta, entretanto, os franceses foram em massa às urnas, batendo recordes de comparecimento, e deram a vitória à coalização de esquerda Nova Frente Popular (NFP), colocando em segundo lugar, ainda, a coalização Juntos, do atual presidente Emmanuel Macron.
Com 182 assentos conquistados no parlamento francês, a esquerda, entretanto, não atingiu maioria e absoluta e, portanto, deverá montar uma aliança com os partidos de centro que compõem a coalizão de Macron para formar o novo governo.
Veja como ficou a composição do parlamento da França após as eleições:
- Nova Frente Popular (esquerda): 182 cadeiras;
- Juntos (centro): 168 cadeiras;
- Reunião Nacional (extrema direita): 143 cadeiras.
Como estavam certos da vitória e o que viram foi um amargo terceiro lugar, eleitores de extrema direita do Reunião Nacional não conseguiram esconder a tristeza e decepção ao se depararem com os resultados na televisão.
Veja vídeos: