O Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda terá um novo primeiro-ministro. Os britânicos foram às urnas nesta quinta-feira (4) e deram uma vitória esmagadora e histórica ao Partido Trabalhista, que retorna ao poder após 14 anos de governos liderados pelo Partido Conservador.
O novo primeiro-ministro, que assumirá no lugar do conservador Rishi Sunak, será o trabalhista Keir Starmer, que já discursou e prometeu ampliar investimentos em saúde e educação e fazer a política "retornar ao serviço público". Sunak, por sua vez, reconheceu a derrota e telefonou para o vitorioso.
Até a última atualização da apuração oficial nas eleições do Reino Unido, o Partido Trabalhista havia conquistado 411 assentos no Parlamento — 210 cadeiras a mais que na última eleição e 85 assentos além do necessário para formar maioria e indicar primeiro-ministro.
Já o Partido Conservador, que amarga com um de seus piores desempenhos da história, obteve até a última atualização da apuração 119 cadeiras — perdendo 249 assentos com relação ao último pleito.
Veja como está a composição do Parlamento do Reino Unido até o momento:
"Conseguimos", diz Keir Starme
Keir Starmer, que será indicado como novo primeiro-ministro do Reino Unido após a vitória do Partido Trabalhista, afirmou em discurso que "a mudança começa agora" no Reino Unido.
"Nós conseguimos, vocês fizeram campanha, vocês lutaram, vocês votaram e agora chegou a hora de a mudança começar", declarou.
"A luz do sol da esperança, pálida no início, vai ficando mais forte. Brilhando mais uma vez em um país com oportunidade de recuperar seu futuro após 14 anos", disse ainda.
Veja vídeo, em inglês, com trechos do discurso de Keir Starmer: