ELEIÇÕES BRITÂNICAS

Lula celebra eleição de Keir Starmer como novo primeiro-ministro do Reino Unido: "Conte com o Brasil"

Presidente brasileiro possui relações históricas com o Partido Trabalhista britânico, que impôs vitória avassaladora sobre os conservadores

O novo primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, e o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva.Créditos: Ricardo Stuckert
Escrito en GLOBAL el

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva celebrou nesta sexta-feira (5) a eleição de Keir Starmer como novo primeiro-ministro do Reino Unido. Na quinta-feira (4), os britânicos foram às urnas e deram uma vitória avassaladora ao Partido Trabalhista, que volta ao poder após 14 anos e interrompe um longo ciclo de primeiros-ministros do Partido Conservador. 

"Quero saudar  Keir Starmer, novo primeiro ministro eleito do Reino Unido pelo Partido Trabalhista. Desejo um ótimo mandato. Conte com o Brasil para o fortalecimento dos laços diplomáticos entre nossos países, o desenvolvimento sustentável e o fortalecimento da democracia", escreveu Lula através das redes sociais. 

A mensagem de Lula é acompanhada de uma fotografia em que aparece ao lado de Starmer durante a Conferência do Clima das Nações Unidas em Dubai no ano passado (COP28). 

Lula, como líder sindical e fundador do Partido dos Trabalhadores, possui uma relação histórica com o Partido Trabalhista britânico. Durante a década de 1980, recebeu apoio e solidariedade entre os líderes trabalhistas do Reino Unido, que viam no brasileiro um aliado na promoção de causas trabalhistas e progressistas. Participou de eventos internacionais e trocas sindicais, fortalecendo a conexão com o movimento trabalhista britânico e estabelecendo uma base de cooperação que perduraria ao longo de sua carreira política. 

Já em seus mandatos anteriores como presidente, mantinha uma relação próxima com os governos trabalhistas do Reino unido, especialmente nos períodos em que Tony Blair e Gordon Brown ocuparam o cargo de primeiro-ministro. Nesta época houve um intercâmbio de políticas e apoio mútuo em fóruns internacionais, como o G20.

Além disso, Lula é amigo de Jeremy Corbyn, líder histórico do Partido Trabalhista britânico que, este ano, se reelegeu parlamentar com uma candidatura independente, já que foi expulso da legenda. Corbyn, por várias vezes, se emprenhou na campanha "Lula Livre" quando o ex-presidente esteve preso e, em outubro de 2022, veio ao Brasil para acompanhar de perto a vitória do atual mandatário na eleição contra Jair Bolsonaro. 

Reino Unido sob comando trabalhista 

O Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda tem um novo primeiro-ministro. Os britânicos foram às urnas nesta quinta-feira (4) e deram uma vitória esmagadora e histórica ao Partido Trabalhista, que retorna ao poder após 14 anos de governos liderados pelo Partido Conservador. 

O novo primeiro-ministro, que assume no lugar do conservador Rishi Sunak, é o trabalhista Keir Starmer. Até a última atualização da apuração oficial nas eleições do Reino Unido, o Partido Trabalhista havia conquistado 412 assentos no Parlamento — 211 cadeiras a mais que na última eleição e 86 assentos além do necessário para formar maioria e indicar primeiro-ministro. 

Já o Partido Conservador, que amarga com um de seus piores desempenhos da história, obteve até a última atualização da apuração 120 cadeiras — perdendo 224 assentos com relação ao último pleito. 

Keir Starmer, seguindo a tradição, já foi oficializado no cargo pelo Rei Charles III e fez seu primeiro discurso oficial em frente à residência oficial do primeiro-ministro, na Downing Street 10, em Londres.

"Nosso país votou decisivamente pela mudança, pela renovação nacional e pelo retorno da política ao serviço público. Quando a lacuna entre os sacrifícios feitos pelas pessoas e o serviço que recebem dos políticos aumenta tanto, isso leva ao cansaço no coração de uma nação, ao esgotamento da esperança, do espírito, da crença em um futuro melhor. Mas precisamos seguir em frente juntos. Agora, essa ferida, essa falta de confiança só pode ser curada por ações, não por palavras", declarou o novo primeiro-ministro. 

"Este governo tratará cada pessoa neste país com respeito. Quer você tenha votado no Partido Trabalhista ou não, especialmente se não tenha votado, eu lhe digo: meu governo também será para você", disse ainda. 

Assista à íntegra do discurso em inglês: