CRIMES SEXUAIS

Fuga para os EUA não impediu que homem denunciado por estupro de adolescente escapasse da Justiça

O brasileiro de 23 anos foi preso em Framingham, no estado de Massachussetts; Crime denunciado não foi o único

Momento em que o homem foi preso.Créditos: Divulgação/Imigração dos EUA
Escrito en GLOBAL el

Denunciado pelo estupro de uma adolescente de 13 anos ocorrido em 27 de maio de 2023, um jovem brasileiro de 23 anos bem que tentou fugir para os EUA a fim de escapar da Justiça, mas acabou preso na última terça-feira (23) na casa onde estava vivendo em Framingham, no estado de Massachusetts.

A prisão só foi possível graças à inclusão do seu nome na lista de difusão vermelha da Interpol, o que significa que ele tem um mandado de prisão aberto contra si no Brasil. Jonas Junio Linhares Costa Monteiro, o promotor do Ministério Público de Minas Gerais responsável pela inclusão do nome do suspeito na lista, comemorou a prisão em declaração dada aos meios de comunicação.

“Representa uma enorme vitória para a Justiça e no combate à impunidade e aos crimes sociais”, disse.

O crime contra a adolescente ocorreu na cidade de Engenheiro Caldas (MG). Mas o MP-MG aponta, em sua denúncia, que este não foi um caso isolado. Ele também responde por outros dois crimes de estupro, praticados em 2019 e 2020 contra uma mesma vítima.

O nome do suspeito não foi revelado pelo MP-MG. O que se sabe é que ele empreendeu a fuga ao exterior logo que foi denunciado pelo órgão. Preso pelas autoridades americanas a pedido das brasileiras, ele está sob custódia da polícia de Boston. O MP-MG agora tenta sua deportação.

Logo após sua fuga, ele entrou de forma ilegal nos EUA em julho de 2023 e acabou detido pela Patrulha da Fronteira no Arizona, estado que faz fronteira com o México. Foi liberado dois dias depois com a obrigação de se apresentar a um juiz de imigração.