ACIDENTE

VÍDEO IMPRESSIONANTE: Avião cai e deixa 18 mortos no Nepal

Logo após fazer decolagem, avião da Saurya Airlines perdeu o controle e caiu na pista; apenas o piloto sobreviveu

Acidente ocorreu por volta das 11h15 locais (02h30 em Brasília).Créditos: Reprodução de vídeo/X
Escrito en GLOBAL el

Circulam nas redes sociais imagens chocantes do acidente de avião da Saurya Airlines que, nesta quarta-feira (24), vitimou 19 pessoas na capital do Nepal, em Katmandu. As imagens mostram o momento da decolagem desastrosa do voo que se dirigia à cidade de Pokhara, quando a aeronave perde o controle e cai na pista, gerando um incêndio.

O piloto, que se encontra em estado grave internado em um hospital local, foi o único sobrevivente, os outros 18 passageiros morreram no local. Em comunicado, a Autoridade de Aviação Civil do Nepal informou que o avião doméstico desviou para a direita e caiu no lado leste da pista após a decolagem. Imagens compartilhadas por usuários nas redes sociais capturam o momento da queda.

O Aeroporto Internacional Tribhuvan (KTM), em Katmandu, é o principal portal de entrada para o Nepal. Localizado em um vale cercado por montanhas, o Tribhuvan não possui uma pista reta. Para pousar, os aviões precisam realizar uma manobra complexa, assim como para a decolagem.

"O piloto foi resgatado e está sendo atendido", disse o porta-voz Dan Bahadur Karki. Além dele, "foram encontrados 18 corpos, incluindo o de um estrangeiro". A Saurya Airlines opera exclusivamente com aeronaves Bombardier CRJ 200. Pokhara, um destino turístico crucial do Nepal, era o destino planejado para o voo. 

Após derrapar na pista, o avião pegou fogo, segundo o site de notícias Khabarhub. O Exército informou que sua equipe está envolvida no resgate. O acidente ocorreu por volta das 11h15 locais (02h30 em Brasília). Em janeiro de 2023, um acidente grave envolvendo o avião comercial ocorreu, quando um avião da Yeti Airlines tentou pousar em Pokhara e caiu. As 72 pessoas a bordo morreram.

O Nepal enfrenta críticas devido ao seu histórico deficiente de segurança aérea há muitos anos, com quase 350 pessoas tendo morrido em acidentes de avião ou helicóptero no país. Em 1992, o acidente mais fatal ocorreu quando um Airbus da Pakistan International Airlines colidiu com uma encosta enquanto se aproximava de Katmandu, resultando na morte de 167 pessoas.