Um vídeo que viralizou nas redes sociais mostra que o Serviço Secreto dos Estados Unidos demorou quase 2 minutos após os primeiros alertas para agir contra o atirador que tentou matar Donald Trump no último sábado (13) durante comício na Pensilvânia.
A página MilkBarTV, do editor Nathan Livingstone, produziu um vídeo de tela dividida que mostra, em tempo real, o discurso de Trump e eleitores fazendo alertas sobre a presença de um atirador em um telhado próximo ao comício. As forças de segurança ignoraram os avisos e, somente após quase dois minutos, quando Trump já havia sido ferido na orelha, que o atirador foi abatido.
Te podría interesar
Segundo testemunhas, cerca de 12 pessoas teriam avistado o homem no telhado e tentado alertar as autoridades antes do disparo.
No meio político estadunidense, o fato do atirador ter se posicionado em um telhado próximo ao comício de Trump sem que o serviço secreto percebesse vem sendo questionado.
Veja o vídeo em questão:
Filmado antes de disparar
Thomas Matthews Crooks, o homem que atirou em Donald Trump, foi filmado antes de fazer os disparos, de acordo com um vídeo que viralizou no TikTok e foi reproduzido pelo site de celebridades TMZ.
O escândalo é que aparentemente ele teve tempo de preparar os tiros sem qualquer reação policial.
Congressistas dos Estados Unidos pediram, algumas horas depois do ataque ao republicano Donald Trump, uma investigação sobre a falha grosseira cometida pelo Serviço Secreto na proteção ao candidato.
A falha também foi registrada em outro vídeo, mostrado pela rede CNN.
Nas imagens, uma pessoa grita "ele tem uma arma" duas vezes, antes de se ouvir os disparos iniciais.
O vídeo foi gravado perto de um trailer de metal, a menos de 150 metros de distância de onde estava Trump.
De acordo com o Serviço Secreto, o trailer estava fora do que foi considerado "perímetro de segurança".
As imagens exibidas pela CNN mostram que apoiadores de Trump caminhavam livremente em torno do trailer, de onde o homem atirou com um rifle, deitado no teto.