NÃO É POSSÍVEL

VÍDEO: Premiê britânico, de origem hindu, faz postagem xenofóbica inacreditável

Rishi Sunak, que há poucos dias foi alvo de discurso de ódio por parte de um político de extrema direita, põe em suas redes uma mensagem de teor fascista assustadora. Veja

O primeiro-ministro britânico Rishi Sunak.Créditos: Governo do Reino Unido/Reprodução
Escrito en GLOBAL el

O primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, que é do Partido Conservador e tem origem hindu, publicou nesta segunda-feira (1°), em sua conta oficial no X (antigo Twitter), um vídeo inacreditavelmente fascista para engrossar o discurso anti-imigração que prolifera em setores da sociedade e política britânicas. Além de ser clara a sua origem estrangeira, por seus traços étnicos e nome, ele ainda foi alvo de xenofobia e discurso de ódio na última semana, quando Andrew Parker, um integrante do Partido Reformista, de extrema direita, que é liderado pelo radical Nigel Farage, o chamou de “paquistanês de merda”.

Sobre o vídeo em questão, as imagens mostram pessoas colocando balizas metálicas, como as que ficam na frente de hotéis, com cordas decorativas e tapetes vermelhos, iguais aos usados em recepções de boas-vindas, numa praia da Inglaterra, terminando à beira-mar, uma irônica sobre os imigrantes ilegais que, desesperados, se lançam no mar e arriscam suas próprias vidas em botes tentando atravessar o Canal da Mancha para chegar o Reino Unido. Na legenda lê-se “Os migrantes ilegais estão à espera do Trabalho”. No caso, o “Trabalho”, em letra maiúscula (“Labour”, em inglês), é um ataque ao Labour Party, o Partido Trabalhista (esquerda), é franco favorito para vencer as eleições legislativas, que ocorrerão na próxima quinta-feira (4).

A mensagem fascista despertou uma onda de críticas ao premiê, com internautas lembrando que ele é filho e neto de imigrantes e que os indianos, paquistaneses e outros cidadãos de países do subcontinente indiano são alvo frequente desse tipo de campanha de ódio.

Veja a publicação de Rishi Sunak com o vídeo: