A região da Toscânia, na Itália, anunciou uma medida para conter a crise demográfica que afeeta a região oferecendo entre 10 e 30 mil euros para candidatos comprarem uma casa nas localidades de montanha.
Comprar uma casa na zona rural da Toscânia é um sonho para muitos, mas os preços são altos por conta do turismo da região. No entanto, essa nova oferta pode tornar o sonho acessível.
Com a migração dos habitantes para as cidades em busca de melhores empregos, pequenas comunidades ficam com casas abandonadas e economias estagnadas.
Recentemente, várias soluções criativas foram apresentadas, incluindo a venda de propriedades por apenas 1 euro. Com o novo programa "Residência nas Montanhas 2024", os candidatos receberão entre 10 e 30 mil euros para comprar uma casa.
Como participar?
A casa deve estar numa localidade de montanha com menos de 5 mil habitantes. Além disso, o prêmio não pode exceder 50% do custo da compra e da renovação da propriedade.
Quem é elegível para a bolsa? Os candidatos devem ser cidadãos italianos, da UE, ou de países terceiros com autorização de residência de pelo menos 10 anos. Além disso, devem ter comprovante de residência na Itália, mas não em cidades de montanha, afirma o governo.
"A montanha é um grande recurso ambiental e cultural com um valor econômico igualmente grande. A região está a investir para apoiar significativamente a qualidade de vida e as condições de desenvolvimento de áreas que queremos continuar a dar uma ação constante e incisiva, incentivando novos estilos de vida em um lugar onde possa crescer novas comunidades", afirma o governador da Toscana, Eugenio Giani.
O pedido para concorrer ao prêmio deve ser feito pelo cidadão através do site do governo da Toscânia.