ARGENTINA

Lula coloca Milei em seu lugar: "falou muita bobagem". Relembre as piores

Presidente brasileiro exige respeito do argentino, que desmereceu Brasil em diferentes ocasiões

Lula enquadra Milei, que tem implorado para reatar laços
Lula enquadra Milei, que tem implorado para reatar laçosCréditos: Reprodução/VIDEO e Camila Godoy/Télam
Escrito en GLOBAL el

Durante entrevista ao UOL nesta quarta-feira (26), o presidente Lula enquadrou o argentino Javier Milei após um frio aperto de mãos entre os dois principais chefes de estado da América do Sul no G7.

Questionado sobre um encontro bilateral com o mandatário argentino, Lula foi enfático ao dizer que não conversará com Milei sem antes um legítimo pedido de desculpas, afinal, Milei fala “muita bobagem”.

“Eu não conversei com o presidente da Argentina porque acho que ele tem que pedir desculpas ao Brasil e a mim, ele falou muita bobagem, só quero que ele peça desculpas”, afirma.

“A Argentina é um país muito importante para o Brasil, e o Brasil é muito importante para a Argentina. Não é um presidente da República que vai criar uma cizânia entre Brasil e Argentina. O povo argentino e povo brasileiro são maiores que os presidentes. Se o presidente da Argentina governar a Argentina já está de bom tamanho. E não tentar governar o mundo”, completou Lula.

Veja vídeo:

As besteiras de Milei

Durante seu tempo como candidato à presidência argentina, Javier Milei  fez diferentes ataques contra Lula, chamando o brasileiro de “comunista”, “ex-presidiário” e “ladrão”, seguindo a cartilha escrita do bolsonarismo. 

Milei ainda afirmou que não negociaria com o governo brasileiro por se tratar de um “governo comunista”, algo que incomodou profundamente o governo Lula, mas também a China, que foi colocada no balaio dos países que Milei considerou cortar.

A realidade que se impôs a Milei é que a China é seu maior comprador e o Brasil o seu maior parceiro comercial. Sem os comunistas, fica difícil conseguir receitas de curto prazo e avançar no seu projeto econômico.

O governo argentino já enviou cartas implorando para conversar com Lula e quer reatar as relações em alto nível. Mas o governo brasileiro não quer saber. 

Milei também ofendeu recentemente o primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez e sua esposa, a quem chamou de corrupta. Agora, a relação entre os países está completamente desgastada.

Lula, que é amigo de Sánchez e também enxerga em Milei uma figura abjeta, sabe que se sentar com o argentino seria uma vitória para o extremista de direita. Afinal, não tem sangue de barata.

Em conferência, o porta-voz do governo Milei, Manuel Adorni, afirmou que o presidente não tem do que se arrepender, e, portanto, não haverá desculpas.

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar