ASSUSTADOR

VÍDEO: Acidente deixa nove mortos em comício eleitoral no México

Mais de 65 ficaram feridos em tragédia em evento eleitoral de candidato presidencial

Escrito en GLOBAL el

Um trágico acidente marcou a reta final da campanha à presidência do México. Uma rajada de vento derrubou um telão em um evento de campanha do candidato Jorge Álvarez Máynez e causou nove mortes.

A cena absurda foi registrada em vídeo e mostra o candidato e apoiadores sob risco de vida com a queda da infraestrutura. Além das mortes, outras 65 ficaram feridas, aponta o periódico mexicano El Universal.

Veja o vídeo:

O presidenciável se pronunciou nas redes sociais. “Tenho tentado manter comunicação (com os feridos e seus familiares), porque estou muito chocado. Vou estar atento aos feridos, aos seus familiares, às pessoas que foram dadas como mortas, acho que temos que ter um elevado grau de solidariedade porque não há nada que possa reparar um acidente desta natureza, um dano desta natureza… Eles não vão ficar sozinhos, não vão ficar sozinhos nesta tragédia e nas consequências que esta tragédia tem nas suas vidas”, disse em nota.

Máynez acabou sendo criticado por não tentar salvar as pessoas que estavam ao seu lado no palco, se distanciando de outras vítimas no momento da queda da infraestrutura.

Quem é Jorge Álvarez Maynez

Álvarez Máynez começou sua carreira política aos 20 anos, em sua natal Zacatecas, e foi membro do Partido Revolucionário Institucional (PRI) antes de se unir ao Movimento Cidadão (MC).

Ocupou vários cargos políticos, incluindo vereador, deputado estadual e federal, e líder do grupo parlamentar do MC na Câmara dos Deputados. Agora, é o candidato da terceira via contra Claudia Sheinbaum (esquerda) e Xóchitl Galvez (PRI-direita)

Jorge Álvarez Máynez se considera um político de centro-direita, com posições liberais em temas econômicos e de alcance do Estado. 

Atualmente, ele tem 10% das intenções de voto segundo a pesquisa Mitofsky, conduzida entre 3 e 6 de maio de 2024, contra 55% de Sheinbaum e 34% de Galvez.