GAZA

Genocídio: Israel está matando 300 mil palestinos silenciosamente

Dados da Oxfam denunciam trágica situação no norte de Gaza

Créditos: Print da primeira página do jornal francês
Escrito en GLOBAL el

Aproximadamente 300 mil palestinos sobrevivem no norte de Gaza com apenas 245 calorias por dia. Um pão francês de 50g tem 140 calorias. 

 

A maior parte da população do norte da Faixa de Gaza tem sido forçada a sobreviver com uma média de 245 calorias por dia. O montante é inferior a 12% das necessidades médias diárias de uma pessoa estipulado em 2.100 calorias. [Folha]

 

A fome é aguda e as pessoas estão morrendo silenciosamente dela, enquanto Israel não permite a entrada de ajuda humanitária suficiente. É uma forma de matar em silêncio. O que faz lembrar o poema de João Cabral de Mello Neto:

 

“E se somos Severinos [palestinos]

iguais em tudo na vida, 

morremos de morte igual, 

mesma morte severina [palestina]: 

que é a morte que se morre 

de velhice antes do trinta 

de emboscada antes dos vinte, 

e de fome um pouco por dia”

 

Os dados sobre a fome no norte de Gaza foram divulgados em relatório global da Oxfam:

 

 

Amitabh Behar, Diretor Executivo da Oxfam Internacional, disse: “Israel está fazendo escolhas deliberadas para matar civis de fome. Imagine como é não apenas tentar sobreviver com 245 calorias todos os dias, mas também ter que observar seus filhos ou parentes idosos fazerem o mesmo. Tudo isto enquanto estavam deslocados, com pouco ou nenhum acesso a água potável ou a uma casa de banho, sabendo que a maior parte do apoio médico desapareceu e sob a ameaça constante de drones e bombas". 

 

A premiada cineasta e documentarista Julia Bacha, especialista em Oriente, denunciou a situação numa entrevista.

 

"Trezentos mil palestinos estão vivendo e sofrendo no norte de Gaza por causa das ações de Israel, que está bloqueando a entrada de alimentos em caminhões, que estão esperando para alimentar uma população que Israel está propositalmente deixando morrer de fome”

 

 

Antonio Mello é autor de "ELA", "Madame Flaubert" e outros, escreve no Blog do Mello e aqui na Fórum. Conheça e veja como comprar livros do Mello