HORROR EM NÚMEROS

Limpeza de entulho em Gaza demorará 14 anos, afirma integrante da ONU

Escombros gerados pela destruição total promovida por Israel no território palestino gerou 37 milhões de toneladas de detritos, segundo relatório de entidade

Créditos: Reprodução/ONU
Escrito en GLOBAL el

Um alto representante da Organização das Nações Unidas (ONU) afirmou que todo o escombro existente hoje na Faixa de Gaza demorará pelo menos 14 anos para ser removido. O dado consta num relatório apresentado por Pehr Lodhammar, autoridade sênior do Serviço de Ação contra Minas Terrestres do órgão internacional e refere-se aos detritos gerados com a destruição total do território palestino promovida por Israel nos últimos meses.

O documento, apresentado numa reunião de representantes de várias nações em Genebra, na Suíça, revela que foram geradas 37 milhões de toneladas de entulho com a devastação da área e que atualmente é impossível estimar o número de artefatos explosivos não detonados no território, massivamente bombardeado pelos israelenses.

“Sabemos que, normalmente, há uma taxa de falha de pelo menos 10% da munição de serviço terrestre que está sendo disparada e não funciona”, afirmou Lodhammar, frisando que em relação à limpeza de Gaza “estamos falando de 14 anos de trabalho com mais de 100 caminhões”.