Um alto representante da Organização das Nações Unidas (ONU) afirmou que todo o escombro existente hoje na Faixa de Gaza demorará pelo menos 14 anos para ser removido. O dado consta num relatório apresentado por Pehr Lodhammar, autoridade sênior do Serviço de Ação contra Minas Terrestres do órgão internacional e refere-se aos detritos gerados com a destruição total do território palestino promovida por Israel nos últimos meses.
O documento, apresentado numa reunião de representantes de várias nações em Genebra, na Suíça, revela que foram geradas 37 milhões de toneladas de entulho com a devastação da área e que atualmente é impossível estimar o número de artefatos explosivos não detonados no território, massivamente bombardeado pelos israelenses.
“Sabemos que, normalmente, há uma taxa de falha de pelo menos 10% da munição de serviço terrestre que está sendo disparada e não funciona”, afirmou Lodhammar, frisando que em relação à limpeza de Gaza “estamos falando de 14 anos de trabalho com mais de 100 caminhões”.