Uma casa noturna em obras em Istambul, na Turquia, pegou fogo na tarde desta terça-feira (2) e deixou pelo menos 29 moradores do edifício onde ela está instalada mortos. A Masquerade, localizada no centro da capital turca, estava fora de funcionamento havia algum tempo para realização de modificações em seu interior.
De acordo com as autoridades, as chamas se espalharam rapidamente pelo lugar, que fica numa espécie de porão do prédio, gerando uma densa e tóxica fumaça negra, que subiu e atingiu todos os apartamentos dos 16 andares do condomínio. O governador da província de Istambul, Davut Gül, explicou à imprensa que o fogo começou às 12h47 do horário local e que muitos cidadãos foram retirados do prédio e levados às pressas para unidades de saúde da região.
No entanto, o nível de intoxicação fez com que boa parte dessas vítimas morresse logo após receberem atendimento. Conforme a polícia e os serviços de emergência, 12 moradores conduzidos ao hospital em estado grave faleceram num breve intervalo de poucos minutos durante os primeiros socorros. Gül frisou ainda que todos os operários que trabalhavam na obra também morreram.
Ali Yerlikaya, ministro do Interior da Turquia, informou que o gerente da balada, o dono da empresa de reformas e outras seis pessoas foram presas por terem responsabilidade no trágico incidente. Uma investigação criminal foi aberta pela polícia para apurar em detalhes o que motivou o incêndio e apontar possíveis irregularidades no canteiro de obras.
Todo o edifício foi esvaziado e os engenheiros da prefeitura de Istambul farão nas próximas horas uma vistoria para ver se a construção está comprometida. O fornecimento de luz, água e gás também foi suspenso no prédio, que ficou com os três primeiros andares mais destruídos devido à proximidade com a boate.