NO SOCO

VÍDEO: deputados entram em briga generalizada em parlamento na Geórgia

Parlamentar desfere soco contra colega e conflito interrompe sessão polêmica

Cena assustadora ocorreu em república ex-soviéticaCréditos: Reprodução/X
Escrito en GLOBAL el

Uma cena assustadora ocorreu no parlamento da Geórgia, em Tbisili, na capital do país. Durante a votação de um projeto de lei sobre "agentes estrangeiros", um deputado deu um forte soco em um discursante e uma briga generalizada se instaurou no plenário.

Mamuka Mdinaradze, líder do governo do país, estava discursando, quando Aleko  Elisashvili deu-lhe um soco na cara. Veja o vídeo da cena:

O que está em jogo?

O conflito não começou por conta de um conflito pessoal, mas sim por conta da lei de "agentes estrangeiros", um importante tema de debate no país pós-soviético.

A lei de agentes estrangeiros da Georgia daria carta branca para o governo investigar e processar ONGs e entidades que recebam financiamento de empresas internacionais e outros países.

O atual governo, que é pró-Rússia e anti-União Europeia, criou a legislação para tentar proteger o país de "revoluções coloridas" e da influência ocidental no território.

Elisashvili, o homem que deu o soco, quer que a lei seja aprovada porque quer que a Georgia ingresse na União Europeia, aproximando o país caucasiano do Ocidente.