TERCEIRA GUERRA

EUA protegeram Israel de danos em ataque do Irã

Tática de Teerã teria sido a de saturar defesa aérea

Propaganda.O Irã cantou vitória com as imagens de seus mísseis sobrevoando a mesquita de Al Aqsa, em Jerusalém.Créditos: IRNA
Escrito en GLOBAL el

Jatos dos Estados Unidos e do Reino Unido atuaram no Oriente Médio para derrubar grande parte dos drones e mísseis de cruzeiro disparados pelo Irã contra Israel na noite de sábado e madrugada deste domingo, 14, pelo horário de Brasília.

As informações foram confirmadas em contas oficiais dos dois países nas redes sociais.

Segundo balanço feito pelas Forças de Defesa de Israel (IDF), o Irã lançou 170 drones, 30 mísseis de cruzeiro e 120 mísseis balísticos, sendo que os primeiros nem chegaram ao território de Israel.

De acordo com o Instituto para o Estudo da Guerra, baseado em Washington, o Irã adotou uma tática semelhante à que a Rússia emprega na Ucrânia: saturar a defesa aérea alheia.

Israel dispõe do melhor sistema de defesa anti-aérea do mundo, o chamado Domo de Ferro.

A distância entre Teerã e Tel Aviv é de cerca de 1.500 quilômetros.

Monitorando os lançamentos, os Estados Unidos foram capazes de abater muitos drones e mísseis a caminho, já que dispõem de bases na Síria e no Iraque e sabiam antecipadamente do ataque.

Os EUA dispõem de bases no Iraque e na Síria

APOIO DA JORDÂNIA E DA ARÁBIA SAUDITA

Além disso, Jordânia e Arábia Saudita teriam atuado diretamente ou ao menos permitido que os EUA utilizassem sua infraestrutura militar contra o ataque iraniano nos dois países.

Por isso, é impossível determinar a exata taxa de sucesso do Domo de Ferro.

Numa conversa com o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, o presidente Joe Biden teria dito a ele que Israel deveria declarar vitória com a taxa de sucesso.

Se ela foi de 99%, como diz Israel, apenas quatro mísseis balísticos atingiram o solo israelense, provavelmente na base aérea de Nevatim, no deserto de Negev.

Tel Aviv confirmou que a base foi atingida, sofreu pequenos danos e que uma criança ficou ferida na região, por conta de estilhaços.

A IRNA, agência oficial de notícias do Irã, afirmou que a base foi atingida por mísseis Kheibar, que tem 2 mil quilômetros de alcance.

Segundo o secretariado do Conselho Supremo de Segurança Nacional do Irã, o país calculou o ataque para se limitar a uma represália pela morte de sete oficiais da Guarda Revolucionária do Irã.

Em primeiro de abril, em Damasco, na Síria, Israel matou dois generais iranianos em instalações diplomáticas persas.

O Irã tomou as medidas punitivas necessárias contra o regime de ocupação, apenas teve como alvo a base aérea, de inteligência e militar deste regime e evitou atacar instalações econômicas e de infraestrutura. Por agora outra ação militar está descartada.

Os caças F-16 de Israel que promoveram o ataque em Damasco teriam partido da base atingida pelo Irã.

Foi o primeiro ataque direto dos persas contra o território de Israel desde que o aiatolá Khomeini assumiu o poder em 1979 e colocou a causa palestina como prioritária para os xiitas do planeta.

 

Temas