Um turista de 53 anos morreu na tarde de quinta-feira (11) após despencar de uma área rochosa nas piscinas naturais de Puerto de la Cruz, em Tenerife, nas Ilhas Canárias, um arquipélago espanhol do Oceano Atlântico localizado perto da costa da África. O homem, de nacionalidade tcheca, estava fotografando o belíssimo cartão postal, que naquele momento apresentava uma maré muito revolta, quando se desequilibrou e cai no mar.
Outros turistas que estava no local registraram a vítima já dentro d’água, se debatendo muito e gritando por socorro. Centro de Coordenação de Emergência e Segurança (Cecoes) das Ilhas Canárias foi acionado e profissionais de resgate chegaram à zona do acidente minutos após a queda. Eles conseguiram chegar até o turista e o retiraram do mar içado por um helicóptero.
Os médicos e socorristas realizaram várias manobras de ressuscitação no homem, que ainda foi levado para uma unidade de saúde de La Guancha pelo helicóptero, mas ele não resistiu e acabou morrendo. “Uma vez em terra, um médico e um enfermeiro do centro de saúde de La Guancha, transportados numa ambulância de suporte básico, prosseguiram as manobras de reanimação cardiopulmonar sem conseguir reverter a situação, confirmando a sua morte”, expressou o Cecoes em nota divulgada à imprensa.
As autoridades espanholas informaram que essa é a quinta morte em circunstâncias semelhantes a ocorrer no país. As outras quatro vítimas perderam a vida em acidentes do gênero nas praias continentais da Espanha, que a partir de agora começam a ficar lotadas e agitadas com a aproximação do verão.
Veja o vídeo do turista que caiu no mar nas Canárias: