O Senado do Estado da Flórida aprovou nesta quarta-feira (6) uma legislação que vai proibidr pessoas em situação de rua de dormir... nas ruas.
A partir de agora, as forças de segurança da Flórida terão que remover pessoas em situação de rua de vias e praças públicas.
A contrapartida é criar abrigos com acesso a banheiro para as pessoas em situação de rua, oferecendo assistência social para os residentes.
Porém, a pessoa em situação de rua terá apenas um ano permitido para ficar no local, e então será expulsa do abrigo.
O custo estimado para a criação desses centros de acolhida está estimada em US$ 500 milhões, custo altíssimo para os cofres do estado.
A legislação foi duramente criticada por entidades de direitos humanos e até por alguns políticos de direita, preocupados com os impactos fiscais do programa.
O governador Ron de Santis deve sancionar a legislação a qualquer momento, e já demonstrou seu total apoio à proposta.
"Lugares que queremos que nossos filhos e amigos desfrutem, como os parques", disse Jonathan Martin, senador do estado. "É uma resposta compassiva à fuga de refúgios e moradias de apoio para proporcionar uma alternativa para dormir nas ruas", completa.
Essa é uma das leis de aporofobia mais rígidas já aprovadas nos EUA.
A Flórida possui uma das maiores taxas de pessoas em situação de rua no país. São 25,959 pessoas nessa condição, ante a 650 mil em nível nacional, com os piores índices na Califórnia, Michigan e Nova Iorque.